Conferência da Cidade elegerá representantes para tratar de mobilidade urbana
A mobilidade urbana é um dos quesitos essenciais no planejamento da Administração Pública A livre circulação das pessoas e cargas, em condições harmoniosas e adequadas traz a sua esteira de benefícios: o desenvolvimento econômico e social
No dia 22 de fevereiro, a partir das 19h ocorre no Auditório “Abraão Cury” na Casa de Cultura Professor João Auguso de Mello, a Conferência da Cidade. O Departamento de Posturas da Prefeitura informou que na assembleia seguirá todos protocolos sanitários e de distanciamento social recomendados para evitar a disseminação do Covid-19.
Este encontro servirá para a sociedade civil indicar nomes de munícipes e para confirmar os nomes apontados pelo Prefeitura, com objetivo de eleger os representantes para composição do Conselho de Planejamento e Mobilidade Urbana de Guaíra – CONCIDADE para o triênio 2021/2022/2023.
A mobilidade urbana é um dos quesitos essenciais no planejamento da Administração Pública A livre circulação das pessoas e cargas, em condições harmoniosas e adequadas traz a sua esteira de benefícios: o desenvolvimento econômico e social, a adequada expansão urbana e da distribuição espacial (ou localização) das atividades dentro de uma cidade, o que redunda no desenvolvimento sustentável. Um crescimento saudável da porção urbanizada do município, garantindo aumento da atividade econômica, sem prejuízo à qualidade de vida dos indivíduos inseridos na parcela urbana.
Mobilidade não implica apenas em obras de infraestrutura, passa por normativa jurídicas, organização e procedimentos de fiscalização, para assertivo controle do uso da infraestrutura, exemplo recente em nossa cidade implantação da Área Azul, atualmente inativa devido a pandemia, no entanto objeto de extensivos debates pelo CONCIDADE, e que, depois da sua implantação apresentou sucesso, confirmado pelos usuários, na organização do trânsito, estacionamento, cargas e descargas no quadrilátero comercial de Guaíra.
Isso mostra a importância de ter um conselho ativo e funcional, com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade. Assim, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, é primordial que os representantes da sociedade civil participem da conferência.
PREVENÇÃO A COVID
No que tange às medidas preventivas, o Departamento de Posturas está limitando o público a 30% da capacidade do auditório, o que resulta em 60 pessoas, demarcando locais dos acentos, para garantir o distanciamento social, exigirá o uso de máscara e disponibilizará álcool em gel para os participantes.
A assembleia, também está sendo formatada, para durar somente o tempo adequado para eleição dos representantes. Desta forma os segmentos participantes, entre estes departamentos da Prefeitura, sindicatos, associações, igrejas e outros, já foram previamente informados para fazer a indicação antecipada do membros, e a maioria já o fez no Departamento de Posturas, com propósito de agilizar a reunião do dia 22.