Defesa Civil apresenta veículos e equipamentos adquiridos
Antes na condição de Coordenadoria, a Secretaria Municipal de Defesa Civil, criada pela atual gestão em 19 de abril de 2017, apresentou na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro/2020, materiais e equipamentos conseguidos e adquiridos durante a atual gestão na Prefeitura de Barretos. Foram recuperados três veículos pertencentes a frota, e conquistados por doação dois veículos, sendo um Corsa Sedam através da Secretária Estadual da Policia Cientifica e um Pálio do Incra, através do Corpo de Bombeiros.
Também foram conquistadas três roupas de combate a incêndio, e foram adquiridas duas motos serra, dois assopradores, um Kit Cipa, duas malas de primeiros socorros, cinco capacetes protetivos, três lanternas, duas garrafas térmicas de água, duas roupas para retirada de enxames de abelhas.
Também foram conseguidos por doação junto a Defesa Civil Estadual, três cantis de água, duas capas de chuva, duas bombas costais, dois pares de luvas anti-fogo, cinco abafadores, quatro facões de corte. “Há ainda muitos materiais e equipamentos para ser conseguidos para o patrimônio da Defesa Civil Municipal, mantendo-a estruturada para prestação de serviços junto ao cidadão”, afirmou o secretário municipal de Defesa Civil, Manoel Messias Santos Neto.
ATUAÇÃO – A Secretaria Municipal de Defesa Civil atua em várias frentes e orientando a população. Entre as ações, uma das mais relevantes executadas, foi acionar o Ministério Publico, Defensoria e OAB sobre o risco crescente no trecho da rua 24 entre as avenidas 11 e 13, onde as obras da Fundo de Vale estavam paralisadas devido ação judicial. “Ali havia um grande risco de um dano muito grande, mas a questão foi resolvida, a ponte reconstruída sobre o Córrego do Aleixo e o tráfego liberado”, lembrou o Secretário.
O combate a incêndio em vários pontos da cidade e zona rural, interdição de imóveis condenados, ações envolvendo queda de árvores, com intervenções e desobstruções realizadas pelos bombeiros municipais que fazem parte da Defesa Civil, estão entre os serviços realizados.
Outro fato que chamou a atenção, foi uma simulação de vazamento de gás amônia, nas proximidades da Santa Casa, que contou com a participação do SAMU, Bombeiros Militares, Santa Casa, Secretaria de Ordem Publica e alunos da Faculdade de Medicina.
“”Foi uma simulação muito importante para dimensionarmos que o fazer numa ocorrência deste tipo”, observou Manoel Messias. O Secretário destacou também a participação em seminários, na simulação de segurança realizada pelo Tiro de Guerra na Prefeitura e o trabalho da Defesa Civil na vinda da Esquadrilha da Fumaça que fez uma apresentação no Aeroporto Chafei Amsei, que levou milhares de pessoas ao Aeroporto e adjacências, espetáculo que agradou muito o publico presente.