Barretos notificou 49 casos de HIV/AIDS em 2020

Cidade tem 951 pessoas que vivem com HIV/AIDS


Foto – Testagem de HIV/AIDS sendo realizada antes da pandemia – (foto arquivo)
Hoje, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em Barretos, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica monitora os registros da doença ao longo destes últimos 14 anos, onde foram registradas 951 pessoas notificadas e que vivem com HIV/AIDS, entre o ano de 2006 a novembro deste ano. Segundo os dados, somente em 2020, até o dia 26 de novembro, foram 49 casos notificados de HIV/AIDS no município de Barretos. De acordo com os dados, a maior incidência está faixa etária dos 20 aos 49 anos.
Para enfrentar essa grave doença, o Programa Municipal IST/HIV/AIDS, coordenado por Cecília de Assis Marques dos Reis, inicia hoje (1º), a 13ª edição da Campanha Fique Sabendo, onde serão realizadas testagens rápidas do HIV e da Sífilis em todas as unidades, que serão realizadas até o dia 7 deste mês. “Essa campanha é uma ação de intensificação da testagem rápida de HIV e Sifilis junto às populações mais expostas as infecções sexualmente transmissíveis”, explicou Cecília.
Os testes também serão realizados a noite nas UBS do Cristiano Carvalho das 17h às 19h30 e nas UBS do Barretos 2 e Marília das 18h às 21h30, até o dia 7. No sábado, dia 5, haverá testagem nas UBS do Christiano de Carvalho e América, além da Estratégia da Saúde do São Francisco, das 8h às 13h.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.