Após denúncia, 21 cães são encontrados em situação de maus tratos
A Polícia Ambiental de Barretos recebeu uma denúncia de maus tratos a cães no bairro Alto Sumaré, município de Barretos. No local foi constatado que os moradores haviam se mudado e os animais estavam em situação precária no quintal.
De acordo com o sargento Casagrande, foi acionado o proprietário, este compareceu no imóvel e a equipe presenciou 21 cães da raça Shih-tzu e Yorkshire, sendo adultos e três filhotes recém nascidos com as vasilhas de comida vazias e os recipientes de água sujos e cheio de terra, e muita sujeira. Foi arbitrada uma multa de 63 mil reais e o acusado irá responder pelo crime de maus tratos.
Segundo o sargento Casagrande, a Polícia Ambiental orienta que o crime de maus-tratos não se configura apenas pelo ato de agredir o animal, mas qualquer prática ou atividade capaz de causar-lhes sofrimento ou dano, bem como mantê-los em recintos impróprios; debilitados por falta de alimento ou de acompanhamento de profissional habilitado; desprovido de asseio ou que lhes impeça a movimentação, o descanso ou os privem de ar e luminosidade; obrigar os animais a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças, dentre outras.