Policia Ambiental localiza pássaros em cativeiro
Durante patrulhamento ambiental no município de Colômbia, dentro da Operação Florestas, a equipe da Polícia Ambiental, através do sargento Casagrande e Cabo Jardini, localizaran na residência de um morador do bairro Pirajá, em Colômbia, oito aves silvestres, sendo das espécies canário-da-terra, curió, pássaro-preto e sabiá-poca, todas sem anilha de identificação e em situação de maus-tratos, sendo que o fiscalizado não era criador cadastrado no órgão ambiental. Em vistoria pelo quintal, a equipe detectou também seis cães em situação de maus tratos, pois estavam sem comida, sem água, magros, em ambiente sujo e insalubre, presos em cordas curtas e alguns dispostos no sol e chuva.
Diante do exposto, o proprietário do imóvel foi autuado, com sanção de multa simples no valor de R$ 46.000,00 e apreensão dos animais. As aves foram apreendidas, sendo os canários libertados na natureza e os demais encaminhados a um Centro de Triagem. As gaiolas foram destruídas. Os cães foram depositados com um morador do município, que se prontificou a cuidar.
O autor das infrações responderá pelos crimes ambientais tipificados nos artigos 29 e 32 da Lei 9.605/98, por manter em cativeiro pássaros e maus tratos dos cães.