Cresce 30% as reclamações no PROCON e órgão contabiliza 1.300 reclamações
Foto – Sede do PROCON na avenida 23 no centro
O PROCON Barretos registrou um aumento de 25% a 30% no volume de reclamações neste ano de 2020. De janeiro até ontem (19), o órgão registrou 1.288 reclamações, sendo que deste total, 588 reclamações ocorreram entre janeiro e fevereiro e outras 700 nos meses de março, abril, maio e junho, já no período de pandemia do Coronavírus (Covid-19).
Segundo a coordenadora do PROCON, Joana Soleide Dias, o setor de alimentos foi o campeão de reclamações, com 100% das reclamações, seguido dos serviços privados (viagens, contratos de eventos e outros) com 86%. Na terceira posição aparece os setor de produtos (garantias, entregas, trocas ) com 25% das reclamações e na quarta posição, o setor financeiro com 20% dos registros no órgão. “Os números de reclamações registrados de janeiro em junho tiveram uma alteração de 25% a 30% em virtude de dúvidas sobre contratos, como pagar as contas quando os estabelecimentos estavam fechados, como pagar as dívidas e com relação os preços dos alimentos”, afirmou Joana Soleide Dias.
De acordo com a coordenadora do PROCON, nos números não constam as orientações, consultas, tendo apenas as reclamações que a gente tratou com fornecedor, pegou documentação e abriu processos administrativos.