Rede Estadual segue ano letivo através de teleaulas
Foto – Solange Bellini, dirigente regional de educação – Foto – O Colinense
As aulas na Rede Estadual de Ensino voltaram a ser ministradas no último dia 27 de abril e estão sendo realizadas de forma teleremota, através de teleaulas pelo canal TV Cultura e aulas online do Centro de Mídias de Educação, que é um canal virtual criado específico criado para a formação e transmissão das aulas diariamente a todos os alunos da Rede Estadual. Diariamente os alunos assistem três aulas com tempo de 45 minutos e as outras quatro aulas da carga horária, são complementadas com atividades e inteiração com os professores da própria escola, através de canais de comunicação criados, inclusive pelas redes sociais.
Segundo a dirigente regional de ensino, Solange Bellini, os professores e estudantes estão se adaptando neste período de pandemia, e cada série e cada ano de ensino tem seus conteúdos curriculares retomados através deste canal. “São aulas interativas e ficam gravadas para posterior revisitação dos alunos e dos docentes acharem necessário. O canal virtual é acessado pela internet e totalmente gratuito para os alunos e professores da Rede Estadual”, afirmou Solange. A dirigente explicou ainda que os professores terão acesso a um aplicativo gratuito e as famílias estão sendo chamados nas escolas para a retira de conteúdos do primeiro bimestre para que os estudantes possam fazer as atividades em casa.
Por outro lado, os estudantes que não contam acesso à internet, a Secretaria de Educação está enviando material impresso e os professores estão elaborando o material, para que os pais ou alunos retirem nas escolas para acompanhar as atividades. “As Redes Municipais e as Redes Particulares, também podem ter acesso a material no facebook e youtube”, explicou.
Com relação as aulas remotas nas escolas, ainda não existe previsão de retorno de acordo com a Diretoria Regional de Ensino.