Arutim defende reabertura do comércio a conta gotas em Barretos
Foto – Roberto Arutim, que é presidente da ACIB e Sincomércio de Barretos
Com os Decretos Estaduais e Municipais em vigor, o comércio de várias cidades do país, incluindo Barretos e todo o Estado de São Paulo, estão com as suas portas fechadas desde o dia 20 de março. Nestes 30 dias, serviços essenciais como supermercados, açougues, restaurantes com entrega no balcão e delivery mantiveram o funcionamento, e após a prorrogação as empresas foram autorizadas a receberem contas com a entrada reduzida de clientes e mantém a entrega de roupas no sistema condicional.
Para o presidente da ACIB e Sincomércio, advogado Roberto Arutim, desde a última segunda, dia 13 algumas cidades já estão abrindo os seus comércios, seguindo todas as regras do Ministério da Saúde, com disponibilização de álcool em gel, distanciamento das pessoas, marcação no chão e outras orientações. “Pelo que já estou percebendo, os prefeitos já estão experimentando o pedido desesperador dos empresários, porque o comércio não voltará ao funcionamento normal, com apenas 20% a 30%. Por isso, os prefeitos tem que atender esse pedido dos empresários, a partir do dia 23, mais de 50% das cidades que estão com o índice baixo, os prefeitos devem experimentar esse conta gota de ir abrindo o comércio gradativamente”, opinou Arutim.
De acordo com o presidente Arutim, o comércio saiu de uma crise de 5 anos, e agora com esse fechamento, dificilmente quem já estava em dificuldades, vai conseguir ter um funcionamento normal neste e no ano que vem. “Se não tiver ajuda, o empresário não aguenta essa situação econômica e não abre mais”, afirmou.