103 anos: Tiro de Guerra comemora fundação em Barretos
Hoje, dia 17, o Tiro de Guerra de Barretos, comemora 103 de fundação, no dia 17 de abril de 1917. Segundo a história, uma assembléia realizada no antigo Cine Éden foi um marco em seu surgimento da unidade militar, que atualmente tem o subtenente Lino de Oliveira Abreu como chefe de instrução e o sargento Cardoso, como instrutor.
Criação
No dia 15 de abril de 1917, em meio a grande comoção nacional, fruto da 1ª Guerra Mundial, realizou-se na praça central, um comício, onde vários oradores demonstraram solidariedade com o governo brasileiro. Em 16 de abril, daquele ano, em ânimos exaltados pelo contexto internacional que envolvia a nação a Diretoria da União dos Empregados do Comércio realizou reunião com firme propósito de se criar um Tiro de Guerra em Barretos. Formou-se então, uma comissão encarregada de elaborar as bases da nova instituição. No dia 17 de abril iniciaram-se as atividades objetivando a organização e a constituição daquele objetivo – criar um Tiro de Guerra. No dia 21 de abril, foi constituída a primeira diretoria do Tiro de Guerra.
Sedes
A primeira sede foi num terreno na rua 20 com a avenida 19, a segunda sede situava-se onde hoje está localizado o shopping no alto da rua 18 e a sede atual situa-se no bairro Cristiano de Carvalho, na Avenida 27. O Tiro de Guerra teve as seguintes numerações: o Tiro de Guerra nº 512, o Tiro e Guerra nº 9 e atualmente TG 02-005.