Barretos recebe certificados de Município Amigo da Juventude e de Casa da Juventude em Ação
Os reconhecimentos foram entregues durante o 9º Conexidades, que reuniu lideranças estaduais e de 485 cidades brasileiras em Campos do Jordão no fim da última semana
Com o tema “Casa da Juventude: importante equipamento de transformação das vidas dos jovens e da comunidade”, a 3ª edição do Seminário de Políticas Públicas da Juventude, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, apresentou iniciativas de governança e gestão de políticas públicas de juventude nos municípios paulistas e destacou os trabalhos das Casas da Juventude, mostrando como o instrumento pode impactar na realidade local. O seminário foi realizado entre a última quinta, 18, e a sexta-feira, 19, durante a 9ª edição do Conexidades, em Campos do Jordão. A Estância Turística de Barretos foi certificada pelo trabalho desenvolvido pelo poder público municipal com a juventude.
A secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliana Ferreira Adão, lembrou que é a terceira vez que Barretos recebe o certificado de “Município Amigo da Juventude”, recebendo nesta edição também a nova certificação, de “Casa da Juventude em Ação”. Juntamente com Juliana, Vitor Santiago, coordenador da Casa da Juventude em Barretos, representou o município.
O encontro foi organizado pela Coordenadoria de Políticas para a Juventude, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Juliana expressou o orgulho em Barretos receber as duas certificações. “Reconhecimentos que reforçam o compromisso de Barretos com o desenvolvimento, a inclusão e o protagonismo dos nossos jovens. Mais do que uma conquista, este reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo, investindo em ações que geram oportunidades, fortalecem vínculos e garantem que a juventude tenha voz, espaço e perspectivas para construir seu futuro”, afirmou a secretária municipal.
Ela destacou que o evento foi uma oportunidade para apresentar as iniciativas já desenvolvidas no município, compartilhando experiências e mostrando o trabalho que vem sendo realizado em favor da juventude barretense. “Seguimos firmes no propósito de ampliar políticas públicas, fortalecer parcerias e criar cada vez mais oportunidades para nossos jovens. Afinal, investir na juventude é investir no futuro de Barretos”, concluiu Juliana.
Em Barretos, a Casa da Juventude “Carla Cristina do Carmo Souza” fica localizada na Rua PJ6 – Maria Dulce Constança dos Santos, n. 370 – Parque do Joquei. No local são desenvolvidas atividades de cunhos profissionalizante e culturais e o espaço permanece aberto de segunda a sexta-feira, podendo ser utilizado pelos jovens também como ambiente de estudo. Eventualmente, aos finais de semana são realizados eventos especiais, cuja programação pode ser acompanhada nas redes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e da Prefeitura.
Juliano Borges, coordenador da Juventude da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, afirmou que os jovens representam um quarto da população paulista. “Cabe ao estado ser parceiro dos municípios nessa grande agenda que tem o objetivo de reconhecer, valorizar e promover a nossa juventude paulista que está vivendo nos municípios”, destacou o coordenador, ressaltando que os jovens têm importância na vida social e econômica das cidades.
Entrega dos certificados
“Vocês dão um belo exemplo de que no futuro nós podemos ter um sorriso brilhante no rosto de cada um porque vocês estão se preparando para serem os vereadores, os prefeitos, os deputados, os senadores e até Presidentes da República”, ressaltou Sebastião Misiara, ex-vereador de Barretos e presidente do Conselho Gestor da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP).
Silvia Melo, presidente Executiva da UVESP, pontuou que não tem como falar em futuro sem falar em juventude. “Investir no jovem não é uma escolha. É uma obrigação do nosso país”, afirmou.
“Aos prefeitos e prefeitas que recebem esse reconhecimento hoje: parabéns pela visão de futuro. Acreditar no jovem é acreditar no futuro. Governar para os jovens não é fazer o óbvio, é ter coragem de antecipar soluções. O poder executivo municipal cria políticas de primeiro emprego, de capacitação digital, de esportes, de inclusão. Ele não está administrando o presente. Ele está blindando o futuro de sua cidade contra a vulnerabilidade social. Vocês preparam o cidadão do amanhã”, destacou Arthur Lima, secretário da Justiça e Cidadania do Estado.
Os certificados foram entregues por Lima e Borges aos representantes dos 102 municípios homenageados. O 9º CONEXIDADES é uma realização da Multiplicidades, que envolve setor público e iniciativa privada, sendo Campos do Jordão a cidade anfitriã desta edição. A curadoria do evento é da UVESP, Conexão Municipalista e Projeto Cidade. O evento conta com o patrocínio da Monte Carlo Multipropriedade, Sebrae, Valid, Itaú, Grupo Terracom, Sabesp e Prodesp; copatrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo do Brasil; apoio educacional do SENAC, da FDE e da Secretaria da Educação do Estado; além do apoio da CDHU, Detran-SP, Metrô de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Banco do Brasil e Governo do Brasil. Neste ano, participaram do CONEXIDADES cerca de 13 mil pessoas, representantes de 645 cidades brasileiras, com a presença de 19 estados.
Conforme a assessoria do Conexidades, também participaram da solenidade Matheus Aldrich, presidente do Conselho de Juventude de Campos do Jordão; Luiz Orsatti Filho, diretor executivo da Fundação Procon-SP; Marcos Guerson, presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP); Jocelene Cardoso, diretora da Escola do Legislativo de Hortolândia e subsecretária da Associação Paulista de Escolas do Legislativo (APEL); Wagner Costa, prefeito de Pariquera-Açu; Silvia Melo, presidente Executiva da UVESP; Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), prefeito de Campos do Jordão e Fraide Sales, secretário executivo da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.









