Barretos conquista o 6° lugar na 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade

Tradicional competição esportiva mobilizou mais de 2.300 pessoas ao longo da semana e foi encerrada neste domingo (25)

A Estância Turística de Barretos encerrou sua participação na 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) na 6ª colocação, com significativa melhora em relação a 2024, quando ficou com a 10ª posição. O evento, voltado a atletas com 60 anos ou mais, chegou ao fim neste domingo, 25 de maio, tendo a cidade de Jaboticabal como a grande campeã pelo segundo ano consecutivo. As cidades de Sertãozinho e Ribeirão Preto ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Em seu discurso o prefeito Odair Silva destacou o caráter transformador do esporte, parabenizou as equipes campeãs e disse estar orgulhoso do resultado barretense. “Que alegria ver as pessoas recebendo as medalhas e chorando de emoção, não de tristeza ou de dor. Isso o esporte proporciona e nós vivenciamos aqui na nossa cidade. Este 6º lugar é motivo de muito orgulho, pois foi o nosso povo que conquistou com amor e, acima de tudo, recebendo todas estas cidades com respeito, que é o mais importante”, disse. O vice, Mussa Calil Neto, também parabenizou a organização e os atletas pelo sucesso dos jogos.
A 27ª edição do JOMI mobilizou um total de 2.352 pessoas entre os dias 19 e 25, somando atletas e comitês dirigente e organizador.
O deputado estadual Sebastião Santos falou dos investimentos na área esportiva no Estado de São Paulo, salientou a importância do esporte para a pessoa idosa e afirmou: “Quem ganha com o JOMI é a terceira idade”.
A competição reuniu atletas de 45 municípios da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, disputando 15 modalidades (atletismo, basquete 3×3 adaptado, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez).
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Tony Vieira Carvalho, agradeceu a sua equipe e reforçou que os jogos vão além da semana de competições. “Esses jogos não ocorrem somente esta semana. A gente começa a trabalhar três meses antes e continuamos depois, no setor administrativo da Secretaria, com a finalização e prestação de contas. Então eu gostaria de agradecer a cada um de vocês, que colaboraram, que participaram dessa organização, de toda essa estrutura dos jogos. Vocês são guerreiros”, disse.
O vereador Lupa reforçou a fala do secretário: “Esses meninos todos aqui da Secretaria de Esportes merecem uma salva de palmas por tudo que fizeram, pelo grande trabalho que desenvolveram”, destacou.
O coordenador de esportes de Barretos, Prof. José Roberto Vanini, foi homenageado com uma medalha de reconhecimento por sua dedicação e comprometimento com o evento.
*Com a palavra os campeões*
Com 177 pontos, a cidade de Jaboticabal sagrou-se bicampeã dos JOMI e mostrou toda a garra e vitalidade de seus atletas. Celebrando a conquista, o chefe da delegação e vereador Samuel Cunha destacou que o bom desempenho nos jogos é reflexo de um trabalho árduo e contínuo com os atletas. “É um trabalho anual muito importante, dando qualidade de vida e fazendo políticas públicas para as pessoas idosas que tanto fizeram por nós. Então, nada mais justo que a gente retribua a eles agora”, comentou.
Ele também elogiou a estrutura da cidade de Barretos para a realização de competições esportivas e parabenizou a organização dos JOMI. “Eu acredito que Barretos, hoje, da nossa 5ª região esportiva, seja a cidade mais preparada para receber os jogos e está de parabéns. Quero parabenizar aqui o prefeito, os secretários, os vereadores, e o Vanini, que é um guerreiro, por toda a organização”, finalizou.
A cerimônia de encerramento ocorreu no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe) “Dr. João Carlos Soares de Oliveira Junior”, no bairro Pimenta, após a final do vôlei adaptado feminino e também contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roselaine Silva, do chefe de gabinete Jhonatha Silva, do chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esportes, Antônio João, do chefe do comitê organizador, Luiz Antônio, do Comendador da Ordem de Educação Física, representando o Presidente CREF 4 de São Paulo, Bruno Alves Galati, e do delegado do CREF, Anderson Freitas.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.