Maio Laranja: Barretos reforça compromisso de proteção às crianças e adolescentes

Evento relacionado ao 18 de maio reuniu cerca de 250 pessoas no auditório do IFSP nesta sexta-feira, 16
Buscando proporcionar conscientização, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos realizou nesta sexta-feira, 16, um evento no auditório do IFSP, com estudantes de escolas municipais. Com eles, estiveram reunidas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, da Polícia Civil e representantes de Conselhos e de entidades sociais. Foram realizadas apresentações e os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com os palestrantes.
O prefeito Odair Silva ressaltou que este é um assunto extremamente importante para toda a sociedade. “Quando a gente se coloca no lugar de alguém que é abusado, é possível imaginar o sofrimento tão grande para uma vida toda. É diferente de um braço que você quebra, este é um tipo de quebradura que emocional, psicologicamente jamais terá uma cura por completo”, afirmou. Odair destacou que a legislação é clara e que, com o trabalho sério que é feito em Barretos, muitas pessoas estão devidamente pagando pelos crimes. “Quando eu era adolescente era um tabu, não se podia falar em sexo nas escolas. Nós avançamos e temos a liberdade para podermos tratar deste tema hoje”, disse aos estudantes.
O vice-prefeito, Mussa Calil Neto, lembrou que a Campanha Maio Laranja busca dar visibilidade em combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Barretos e em todo o Brasil. “Temos aqui muitas crianças e adolescentes, portanto, se algum de vocês passar por isso ou tomar conhecimento de alguma situação, tenham certeza que dentro da escola e também através da Assistência Social existem pessoas que vão dar apoio a vocês, há também o Conselho Tutelar, a delegacia e, se preferirem, podem fazer essa denúncia pelo Disque 100”, ressaltou.
Juliana Ferreira Adão, secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, destacou a importância de cada criança e adolescente também se tornar multiplicador na conscientização. “Hoje é o dia de chamarmos a atenção de toda a sociedade, pois precisamos fazer com que, em todos os dias do ano, estejamos atentos a este assunto. Esta é uma das violências que mais me choca, contra criança e adolescente, que se tornam vítimas para satisfazer um adulto. Muitas vezes estão sendo caladas, não estão conseguindo identificar a proporção da violência. Precisamos que vocês nos ajudem na denúncia e na identificação”, afirmou.
Ela pediu a participação de todos para as atividades a serem desenvolvidas ao longo do dia e agradeceu a equipe da pasta pelo empenho nessa causa. “Quando alguém vê, percebe qualquer coisa e não faz nada é tão criminoso quanto. Então, reforço nosso compromisso no combate a esse tipo de violência, estamos à disposição para lutar por vocês, para que vocês tenham voz, para que a gente possa ajudar também aqueles que não estão aqui”, pontuou Juliana.
A Dra. Denise Polizelli, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) – unidade da Polícia Civil que cuida também dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, explicou aos estudantes que abuso sexual é a conduta em que o corpo da criança ou do adolescente é desrespeitado na sua intimidade, na sua dignidade sexual, que interfere no seu desenvolvimento como pessoa, enquanto a exploração sexual ocorre de forma mais recorrente e alguém está ganhando dinheiro com esse abusivo sexual.
“Um dos meus trabalhos é buscar responsabilizar autores que praticam crimes sexuais contra crianças e adolescentes, seja contra meninos ou contra meninas. Havendo alguma situação em que alguém tenha tocado o seu corpo de forma inapropriada, seja quem for essa pessoa, seja da sua família, um vizinho, um amigo, parente, primo, tio, seu avô, seu padrasto, isso não é correto e a Delegacia de Defesa da Mulher está aqui para te ajudar. Estamos habituados a receber esse tipo de notícia e sabemos como lidar com isso.
Saibam que, por mais que cada um aqui trabalhe em um lugar diferente, nós todos trabalhamos juntos para ajudar quem esteja nessa situação”, ressaltou a delegada. Ela reforçou que o atendimento da delegacia é na Rua 18, perto da Praça da Primavera e que também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (17) 3612-2845 e pelo Instagram @ddm.barretos.
Mirka Costa, secretária municipal de Educação, reforçou às crianças e adolescentes que eles jamais devem se silenciar e lembrou que, se estiverem incomodados com alguma situação, podem reportar também às professoras, coordenadores ou diretores de suas escolas.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Lupa, ressaltou que todas as pessoas que cometem esses crimes devem ser identificadas e responsabilizadas. “No Legislativo, temos a possibilidade de fazer políticas públicas que vão ao encontro das necessidades de vocês. Não se calem, não tenham medo. Quando tiver alguma coisa, falem e vocês vão ter respaldo, pois todos estamos ao lado de vocês”, afirmou.
O vereador pastor Elson reforçou a importância de punição rigorosa. “Em 2023, tive a oportunidade de aprovar uma lei que institui a Semana de Combate à violência sexual contra criança e adolescente. Precisamos olhar para isso nesse Dia, nessa Semana, Mês e o ano todo. Aprovamos também uma lei que determina que nas escolas haja cartazes com o Disque 100 e o telefone do Conselho Tutelar”, lembrou o vereador. No Brasil, em 2024, o Disque 100 recebeu mais de 650 mil denúncias.
O vereador Bodinho lembrou que muitas vezes ocorre dentro de casa ou com algum colega, mas há o receio de denunciar. “Este é um dia muito importante para conscientizar, para trazer à tona, para que esse tipo de crime pare de ocorrer e, sempre que ainda persistir em ocorrer, seja denunciado”, ressaltou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Silva, e a procuradora geral do Município, Cassiane de Melo, também estiveram presentes no evento. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18, domingo, e a Rede de Proteção segue vigilante em Barretos o ano todo. Além da DDM, também podem ser procurados o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar, que atende inclusive em finais de semana, feriados e à noite, com plantão pelo celular (17) 98217-5999.