Barretos contabiliza duas mortes por dengue

A Prefeitura de Barretos confirmou na manhã desta terça-feira (22) durante coletiva de imprensa no auditório do Paço Municipal, que a cidade de Barretos registra duas mortes por dengue neste início de 2025. De acordo com dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde, a primeira morte foi de uma criança do sexo feminino ocorrida no dia 11 de fevereiro e o segundo de uma mulher de 56 anos que ocorreu no dia 24 de março de 2025. “Hoje tivemos que trazer uma notícia muito triste. Ficamos tristes ontem com a morte do nosso Papa Francisco e hoje estamos tristes porque perdemos dois barretenses, que eram mortes que poderiam ter sido evitadas se não tivéssemos os criadouros”, afirmou o vice-prefeito Mussa Calil Neto.
Na coletiva, foi informado que existem outros três casos em investigação com a suspeita de ter sido Dengue. Os três casos são de pessoas do sexo masculino com 33 anos, 58 anos e 71 anos. “Se confirmar estes casos iremos a cinco mortes e poderemos ter mais, porque não estamos fazendo o nosso dever de limpar as nossas casas e nossos quintais. Gostaria que nos ajudassem imensamente a combater os focos”, ressaltou o vice-prefeito.
TRABALHO
A Coordenadora do Controle de Vetores, Ana Cláudia Costa, informou que as equipes ainda tem encontrado dificuldades nas visitas casa a casa na cidade. Conforme os dados apresentados, de janeiro até o dia 22 de abril já foram visitados 64.005 imóveis, sendo que 26.855 estavam fechados e no trabalho foram encontrados também 6.807 criadouros com larvas. “O número de criadouros é muito grande, porque cada mosquito pode colocar até 200 ovos. Cada foco tem em média 20 a 30 larvas, quantos mosquitos poderiam ter se proliferado”, lembrou Ana Costa.
As equipes também retiraram 683 pick-ups e 73 caminhões com materiais inservíveis. “A cada 30 a 40 dias as equipes passam nos imóveis. Agora estamos iniciando a segunda etapa de nebulização da cidade”, orientou a coordenadora.