Problemas elétricos, falha mecânica e rompimento de adutora causaram falta de água no fim de semana em Barretos

O abastecimento de água em Barretos foi comprometido no último fim de semana devido a ocorrências inesperadas que exigiram ações emergenciais da equipe técnica do SAAE.

Na tarde de quinta-feira, 10 de abril, por volta das 16h, um curto-circuito atingiu o transformador de energia da Estação de Tratamento de Água ETA Pereira. Imediatamente, um gerador foi mobilizado para manter o funcionamento da unidade. A instalação do equipamento foi concluída por volta das 21h30, quando então foi possível retomar, ainda que parcialmente, as operações.

Durante o processo, foi identificado que o registro da Captação Pitangueiras havia quebrado, impedindo o acionamento da bomba de maior vazão. Por conta disso, foi necessário manter o sistema operando com uma bomba de capacidade inferior, com menos da metade da vazão habitual.

Na sexta-feira (11), às 11h, a equipe iniciou os trabalhos para substituição tanto do transformador quanto do registro danificado. A previsão era concluir a intervenção até as 18h, mas ajustes técnicos estenderam a operação até as 23h. Ainda durante a sexta, por volta das 14h, houve o rompimento de uma adutora na Avenida 47 com a Rua 16, o que agravou o quadro, o que impossibilitou a recuperação dos nossos reservatórios para o sábado, dia de maior consumo — com aumento estimado de 40% na demanda.

Com o rebaixamento acentuado dos níveis e a retomada gradual do sistema, a água retornou com coloração alterada em algumas regiões. Isso ocorre porque, durante o processo de esvaziamento e repressurização das redes, é comum o desprendimento de partículas acumuladas no interior das tubulações, especialmente nas mais antigas. Embora essa coloração não represente risco à saúde, o SAAE realizou descargas na rede para normalizar a qualidade da água distribuída.

Diante da urgência, o SAAE contou com o apoio fundamental da Associação Os Independentes, que cedeu temporariamente um transformador, possibilitando o restabelecimento do sistema enquanto se providencia a aquisição definitiva de um novo equipamento.

“Sabemos o quanto o abastecimento de água é essencial e lamentamos os transtornos. Foram falhas imprevistas, e nossa equipe trabalhou com agilidade para resolver a situação. Agradecemos à Associação Os Independentes pela parceria e à população pela paciência. Seguimos com o compromisso assumido pelo prefeito Odair Silva de investir na redução de perdas e na modernização do sistema para que, a cada ano, situações como essa sejam cada vez mais raras”, explicou o superintendente Nilson Andrade.

O SAAE Barretos reafirma seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados e destaca que ações previstas no Plano de Redução de Perdas serão fundamentais para garantir um abastecimento mais seguro e eficiente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.