Moradores da zona rural poderão participar de ações de prevenção ao câncer de pele

Representantes da Prefeitura, CATI, SEBRAE Barretos e do Projeto Retrate do Hospital de Amor se reuniram e definiram ações nas Contendas em 17 de maio e na Água Limpa em 28 de junho
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAM), a Casa da Agricultura de Barretos (CATI) e o SEBRAE estão apoiando o Projeto Retrate, desenvolvido pelo Hospital de Amor.
O objetivo do Projeto Retrate é fornecer avaliação dermatológica e identificar lesões suspeitas de câncer de pele. Pensando na população rural de Barretos, que está sempre exposta aos raios solares e muitas vezes sem proteção, a Secretaria, a CATI e o SEBRAE Barretos, atuarão no fortalecimento do projeto, divulgando, sensibilizando e convidando a população rural para participar.
“O diagnóstico precoce é crucial, principalmente para o câncer de pele do tipo melanoma. E realizar campanhas direcionadas para essa população que fica muito exposta ao sol é fundamental”, explica a Dra. Raquel Descie, pesquisadora que representa o Projeto Retrate.
Ações para população da zona rural
Seguindo a programação do Projeto Retrate, visando atender principalmente as comunidades rurais das Contendas, Lagoinha e Brejinho, as equipes estarão no sábado 17 de maio, das 8h às 12h, no barracão da Igreja das Contendas.
A comunidade rural da Água Limpa poderá procurar no dia 28 de junho, das 8h às 12h, o atendimento no barracão da Igreja da Água Limpa. Além dos moradores da Água Limpa, essa ação também busca atender quem mora em Adolfo Pinto e proximidades.
A reunião de planejamento das ações, realizada na última semana, contou com a presença dos representantes da CATI, Rolando Salomão e Marcos Aurélio; da SMAM, Murilo de Souza e Marcela Midori Yada; e do SEBRAE, Renata Sampaio.
Importância da prevenção
No intuito de facilitar o diagnóstico precoce do câncer de pele, o Hospital de Amor de Barretos desenvolveu uma cabine fotográfica de autoatendimento para que as pessoas possam receber informações sobre o câncer de pele e sua prevenção, além de aprender como identificar lesões suspeitas e enviar estas imagens para que sejam analisadas pela equipe médica especialista em câncer de pele, do Hospital de Amor. Também são fornecidas informações sobre os fatores de risco para o câncer de pele, como se prevenir, como identificar o melanoma e a importância do uso do protetor solar.
No Brasil, o câncer de pele é o mais frequente entre todos os tipos da doença. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, são esperados 705 mil novos casos de câncer no país por ano, dos quais 31,3% devem ser de pele não melanoma, o que corresponde a pouco mais de 220 mil novos casos.
Quanto ao câncer de pele melanoma, o número de casos novos estimados é de quase 9 mil por ano, mas, apesar de ser menos comum, merece atenção, pois é considerado um tipo mais grave da doença, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (que é disseminação do câncer para outros órgãos) e alto índice de mortalidade quando diagnosticado tardiamente. Por isso, a prevenção e a identificação de lesões em fase inicial são tão importantes.
Serviço:
Assunto: Prevenção ao câncer de pele na Zona Rural – parceria com o Projeto Retrate, do Hospital de Amor
Para quem? Todos os moradores da Zona Rural podem participar
17 de maio, sábado
Horário: das 8h às 12h
Local: Barracão da Igreja das Contendas
Público-alvo: Comunidades rurais das Contendas, Lagoinha, Brejinho e proximidades.
28 de junho, sábado
Horário: das 8h às 12h
Local: Barracão da Igreja da Água Limpa
Público-alvo: Comunidades rurais da Água Limpa, de Adolfo Pinto e proximidades.