Prefeito Odair Silva prestigia o lançamento do Programa “Mãos pela Água – Barretos”

Iniciativa da Prefeitura e do SAAE tem o propósito de conservar os recursos hídricos e garantir um futuro sustentável para a cidade
O prefeito da Estância Turística de Barretos, Odair Silva, seu vice, Mussa Calil Neto, a primeira-dama, Roselaine Silva, e secretários municipais prestigiaram na manhã desta segunda-feira, 24 de fevereiro, o lançamento do Programa “Mãos pela Água – Barretos”, realizado no Escritório do Sebrae.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) tem o propósito de conservar os recursos hídricos e garantir um futuro sustentável para a cidade, por meio de um trabalho conjunto entre diversas instituições, produtores rurais, entidades ambientais, setor empresarial e poder público.
“Nós estamos de mãos dadas, envolvidos para resolver o problema da água em Barretos, mas também para avançarmos na preservação do meio ambiente. Somos uma região extremamente produtiva no setor do agronegócio, mas temos que ser tão competentes quanto na preservação do meio ambiente, por isso estamos unindo todos estes órgãos. Não tenho dúvida que daqui a um ou dois anos seremos uma grande referência no Estado de São Paulo e um grande modelo para o Brasil”, destacou o chefe do executivo.
Para o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal, o evento não é apenas um lançamento, mas um chamado à ação. “Estamos reunidos aqui porque temos um desafio enorme diante de nós: garantir a preservação dos nossos recursos hídricos e a sustentabilidade da nossa produção rural. A água é um bem essencial e seu uso responsável depende do compromisso de cada um aqui presente”, afirmou.
Na ocasião foram apresentados os projetos estratégicos que compõem o programa como: Regularização das Propriedades Rurais, Educação Ambiental, Plano de Arborização Urbana, Projeto Rios Vivos, Canalização do Córrego do Barro Branco e Projeto Barretos Ciliar.
Durante o evento, o superintendente do SAAEB, Nilson Andrade, expôs a situação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), com equipamentos obsoletos e necessitando de modernização, destacando que a autarquia precisa de investimentos, inclusive na rede de adutoras de amianto. “As unidades do SAAE têm que ter tecnologia, têm que ter investimento”, afirmou.
O Programa Mãos pela Água conta com a participação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de secretarias municipais como as de Educação e de Obras e Serviços Urbanos.