Centro Municipal de Medicina Veterinária amplia atendimento clínico para tutores que apresentarem comprovante de adoção emitido por entidades de proteção dos animais

Até então, serviço era destinado às pessoas de baixa renda cadastradas em programas sociais; castrações continuam sendo oferecidas para toda a população mediante agendamento
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, informa que os atendimentos do Centro Municipal de Medicina Veterinária e Clínica Veterinária de Pequenas Cirurgias “São Francisco de Assis” serão ampliados para tutores que apresentarem o comprovante de adoção de cães e gatos fornecidos por entidades de proteção dos animais credenciadas.
O anúncio foi feito na tarde de terça-feira, 28 de janeiro, durante visita do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal. Ele estava acompanhado do vereador Itamar Alves, responsável por levar a demanda ao conhecimento do Executivo.
“Eu queria agradecer ao vereador Itamar por ter trazido essa demanda de uma forma espontânea, que nós acatamos e levamos para o nosso prefeito Odair. Uma das missões que ele nos passou é a de tratar bem e dar toda dignidade para os animais. As ideias boas têm de ser levadas adiante e executadas”, disse Jamal.
Até então, o Centro Veterinário realizava consultas clínicas agendadas e cirurgias de baixa complexidade apenas para a população de baixa renda cadastrada em programas sociais. Já a castração de cães e gatos é oferecida a toda a população, sem necessidade de comprovação de renda, mediante agendamento prévio, exceto para cães braquicefálicos, aqueles com focinhos curtos e cabeças achatadas.
O vereador Itamar Alves contou que a iniciativa partiu da solicitação de uma munícipe. “Uma munícipe entrou em contato comigo e explicou os critérios de atendimento aqui do Centro Veterinário. Ela sugeriu que quem adotasse um animalzinho também pudesse ser atendido dentro das funções que hoje eles executam. Falei com o nosso secretário, que levou a sugestão ao Odair, nosso prefeito, que prontamente entendeu a importância dessa nova demanda e nos atendeu.”, explicou.
Centro Veterinário em números
Ao longo do ano 2024 foram efetuadas 2.281 consultas e 1.495 castrações, além da aplicação de 1.616 doses da vacina antirrábica no espaço. “O Centro Veterinário, no período de janeiro e dezembro de 2024, realizou atendimentos a toda população, com vacinação antirrábica, consultas clínicas e cirúrgicas, cirurgias como castrações, nodulectomia, feridas abertas, enucleação, cesárea, esplenectomia, laparotomia exploratória, entre outros”, destacou o coordenador Edgar das Chagas Cataldo.
Também participaram do encontro o veterinário Giancarlo Martinezzi e as estagiárias Marcela Suleiman, Ana Luísa Pomini e Camila Venâncio.
Cadastro de Protetores
O coordenador orienta os protetores de animais da cidade, que abrigam e promovem a adoção de cães e gatos, a realizarem o credenciamento de suas entidades e Organizações Não Governamentais (ONGs) no Centro Veterinário, para maior controle e transparência nos atendimentos prestados aos adotantes.
O Centro Veterinário está localizado na Avenida 15, 326, no centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3612-2541 ou pelo WhatsApp (17) 98220-1313.
Fotos: Tininho Jr.