O principal objetivo foi aumentar o engajamento em ações voltadas para organizações públicas e privadas e a população em geral, para a prevenção e conscientização sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
A ação teve como público alvo toda a população colinense, especialmente os alunos matriculados na Rede Municipal de Educação, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio Técnico Profissionalizante.
Como parte da Semana Estadual de Mobilização para a Prevenção das Arboviroses, a Prefeitura de Colina intensificou as intervenções de combate ao mosquito Aedes aegypti em espaços públicos; Escolas Municipais e Estadual; e nas residências, especialmente na eliminação de criadouros, com a realização de bloqueio e controle de focos das notificações suspeitas de Dengue, no município.
A programação contou com ações de combate às arboviroses, com a realização de palestras voltadas aos brigadistas da Dengue nas Escolas (Diretoras e Coordenadoras) e ao Grupo de 3ª Idades “Amigos Para Sempre”; nas Escolas de Ensino Infantil e Fundamental I, houve apresentação da maquete lúdica de ‘certo x errado’, dinâmica da caça aos criadouros e interação com o tapete lúdico. Já nas Escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Técnico Profissionalizante, foram realizadas palestras educativas com a temática, bem como apresentação de dados epidemiológicos e quantidade de criadouros eliminados no município.
“Todos sabem que a Dengue pode matar. Essa doença desafia a saúde pública há décadas. Enfrentá-la envolve o compromisso de todos nós. Todos nós temos como ajudar, basta colaborar com a limpeza de sua residência, escolas, loja, empresa, entre outros espaços. Nesta última semana, reunimos uma grande força-tarefa para conscientizar e mobilizar a população, inclusive os alunos, sobre a importância de tomar os devidos cuidados. Estamos no período ideal de mobilização para evitar o aumento de casos no verão, quando a proliferação do inseto é maior devido ao aumento das chuvas”, explica o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica do município, Antonio Donizete Figueira.
O Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, destacou que a participação da sociedade é fundamental para conquistar o sucesso no combate ao mosquito e que Colina trabalha fortemente na prevenção, mantendo um trabalho contínuo, durante todo o ano, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito da Dengue. “O trabalho está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de forma ostensiva, com atividades combinadas de limpeza pública e educação em saúde, cuja meta é conscientizar a população. Trabalhamos de maneira unificada e permanente, com ações que envolvem todas as Secretarias Municipais”, ressalta.