Campanha SOS Mau Hálito está em andamento no Brasil
Foto – A dentista Aline Ferreira Borges que está na coordenação da campanha
A Associação Brasileira de Halitose está realizando em todo o país, desde o dia 22 de setembro, uma campanha com informações e orientações sobre a saúde bucal e tratamentos. O trabalho de orientação será realizado até o dia 25 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Dentista.
A cirurgiã dentista Dra. Aline Ferreira Borges que é membro da Associação Brasileira de Halitose e especialista em halitose com ênfase em alterações salivares e alterações gustativas, explicou que a campanha sobre o mau hálito visa levar informações aos leigos sobre como lidar com as alterações do hálito que comprometem a qualidade de vida e também é um indicador de saúde. “Nós cirurgiões dentistas e médicos estamos divulgando orientações sobre esse questão de saúde. O site da associação www.abha.org.br. também constam várias informações que podem auxiliar as pessoas que tem dúvidas”, afirmou Dra. Aline.
ESTUDOS
O mau hálito, embora seja uma preocupação recorrente, ainda é cercado por tabus. Recentemente, estudos revelaram que aproximadamente 32% da população mundial sofre com halitose, e no Brasil, cerca de 30% da população, o que representa aproximadamente 71 milhões de pessoas, enfrenta essa condição. Essa realidade pode levar a inseguranças e ao isolamento social, afetando negativamente as relações pessoais e profissionais.
TABUS
Com o tema “SOS Mau Hálito”, a campanha deste ano visa promover uma comunicação mais aberta e oferecer uma solução prática e discreta para quem deseja ajudar ou ser ajudado. “O serviço ‘SOS Mau Hálito’ foi criado para ajudar pessoas a avisarem discretamente alguém sobre a necessidade de cuidar do hálito, sem causar desconforto ou constrangimento”, explica a presidente da ABHA, cirurgiã-dentista Karyne Magalhães. “A ideia é facilitar essa comunicação delicada, tornando o processo mais simples e menos embaraçoso para todos os envolvidos”, orientou.