Longa estiagem afeta volume de água em lago do Jardim Europa
Chuva de 21,1 mm foi registrada no dia 11 de abril
A longa estiagem que atinge a cidade de Barretos e região já apresenta sinais importantes. A última chuva expressiva no perímetro urbano ocorreu no dia 21 de abril com 21,1 mm acumulados conforme dados da estação Observa Clima, no residencial Minerva. De lá para cá, a última chuva registrada foi de 3 mm, ocorrida na madrugada do dia 10 de agosto.
Na manhã de ontem, a reportagem da Rádio O Diário Independente, mostrou a situação que se encontra o lago existente no Jardim Europa, que fica as margens da Via das Comitivas, na região do córrego São Domingos, que está com o nível bem baixo, com cerca de 60 metros da margem até o espelho de água existente no local.
Procurado, o SAAE informou que neste local não ocorre captação de água para o abastecimento da cidade. O superintendente do SAAE, Marcelo Borges, disse que a nascente do córrego São Domingos, que é afluente do córrego Rio das Pedras, fica dentro da área do lago. “O nível do espelho d`água reduziu devido a diminuição do volume de água e com a redução de água vinda das galerias pluviais diminui o volume disponível. Com o forte calor, tende a ter uma evaporação maior. Esses fatores demostram com está a situação de seca severa no Brasil, no estado e na cidade de Barretos que estamos há 5 meses sem chuvas expressivas”, explicou Marcelo.
Em outros pontos, o superintendente do SAAE disse que ocorreu uma diminuição expressiva na vazão dos córregos do Pitangueiras e Capim que são os principais corpos d`agua onde é feita a captação na ETA Pereira. “Algumas nascentes e alguns dos afluentes já estão secos, devido à falta de chuvas e o excesso de temperatura que provoca uma evaporação maior”, afirmou Borges.