Greve do INSS atinge 26 estados e o DF, terá caravana em Brasília de 12 a 16 de agosto
Greve nacional faz governo marcar negociação específica do INSS nesta sexta-feira (9)
A greve dos trabalhadores do INSS completa 22 dias nesta terça-feira (6) e, apesar da intransigência e medidas antissindicais do governo Lula, segue fortalecida. A paralisação atinge os 26 estados do país mais o Distrito Federal.
O Comando de Greve Nacional do INSS reuniu-se nesta segunda-feira (5) para avaliar o movimento e deliberou por novas orientações à categoria, com chamado para que os trabalhadores/as se mantenham mobilizados e ampliando a greve nacional.
Uma jornada de mobilização, na próxima semana, de 12 a 16 de agosto, em Brasília, é um dos principais encaminhamentos, com o chamado ao envio de caravanas dos estados para a capital federal, onde a proposta é realizar pressão sobre parlamentares e ato no MGI (Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos).
O comando orienta ainda a entrega de ofício aos parlamentares do Congresso e nos Estados, bem como envio de e-mails e a continuidade da realização de atividades e atos nas Agências (APS), Gerências Executivas (GEX) e Superintendências.
Governo marca negociação para dia 9
A greve nacional fez com que o governo retomasse a Mesa Temporária de Negociação específica do INSS. A reunião foi marcada para a próxima sexta-feira (9), em Brasília, no MGI, às 14h30.
Contudo, a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) pede a instalação da Mesa de Negociação da Greve para discutir a pauta de toda a categoria.