Escoteiros do Brasil comemoram 100 anos com mega acampamento em Barretos
Mais de 6 mil participantes se encontrarão no Parque do Peão durante as férias de julho.
Para celebrar um século de existência, mais de 6 mil Escoteiros do Brasil, Portugal e Hong Kong, se reunirão em Barretos para o Jamboree do Centenário, um acampamento de grande dimensão em estrutura e em recursos humanos voluntários que acontece trienalmente e já está em sua nona edição, mas que neste ano comemora, os 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil.
Entre os dias 13 a 19 de julho os jovens de 11 a 17 anos terão a oportunidade de vivenciar atividades ao ar livre como escalada, bicicross, pista de orientação por bússola, além de atividades tipicamente escoteiras como nós e amarras, fogueiras, rastreamento, orientação, construção de pioneirias e abrigos e técnicas de sobrevivência geek.
Os inscritos também participarão de atividades que incentivam a conscientização de um mundo melhor e mais inclusivo, permeando eixos temáticos de cultura brasileira, diversidade e inclusão, habilidades para a vida, saúde e bem-estar, desenvolvimento sustentável e tecnologia do amanhã, ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Outro módulo do programa é o de Jogos do Brasil, que ensinará jogos típicos de cada região do país, incluindo jogos indígenas. Também serão oferecidos momentos de convivência e conhecimento de outras culturas, como o festival do folclore e a feira das cidades, em que os jovens experimentarão comidas típicas de diferentes regiões brasileiras. Os Escoteiros aproveitarão também um dia voltado ao turismo e ao lazer, no qual conhecerão o Thermas dos Laranjais, com um dia inteiro de atividades no Parque Aquático, que é um dos principais complexos turísticos da América Latina. “Estamos reunindo nossos jovens para celebrar cem anos de aventuras, proporcionando a eles experiências educativas junto à natureza. Esse evento promoverá a integração e o diálogo, servindo como um ambiente de amizade e cooperação. Será um espaço para informar, conscientizar e engajar os participantes em ações que contribuam para a construção de um mundo melhor.”, explica Ivan Nascimento, Presidente dos Escoteiros do Brasil sobre a concepção educativa do evento. “As minhas expectativas estão lá no alto. Estou muito ansiosa e animada com o evento, quero me divertir muito, fazer novas amizades e aprender também com tudo o que vai ter lá.”, conta Lívia Giovana Werlang Silva, de 13 anos, que é escoteira há 7.