Barretos implanta primeiras câmeras de monitoramento do projeto
A empresa Barretos Inteligente, que é a concessionária da Iluminação Pública, iniciou neste mês de junho, a instalação de câmeras de monitoramento no perímetro urbano de Barretos. Os primeiros equipamentos já foram implantados na avenida Centenário da Abolição na Região dos Lagos, na Vicinal Luiz Carlos Arutin em frente ao 33º Batalhão da PM, na avenida Rio Dalva e na avenida 23 com a rua 32 no Postão. O sistema 9 câmeras instaladas, uma com giro de 360 graus e alcance de 1,5 km e outras que fazem a leitura de placas de veículos com situação de furto e roubo com velocidade até 120 km/h, estando interligado ao sistema detecta do programa Muralha de Segurança do Governo de São Paulo.
O diretor de Operações da Concessionária Barretos Inteligente, José Gimenes, explicou que as câmeras de segurança já estão interligadas via fibra ótica com o CCO – Centro de Controle Operacional – que está instalado na antiga biblioteca Nilza Diniz Soares de Oliveira, próxima à Prefeitura de Barretos. “Estamos em fase de ajuste das imagens do CCO com a instalação dos equipamentos, software e fazendo as configurações. Até o final deste mês já estarão funcionando junto, com um total de 20 câmeras”, explicou Gimenes.
O diretor do consórcio IP Barretos Inteligente disse que o projeto todo terá 40 locais com um total de 84 câmeras de monitoramento que serão implantados em locais sugeridos pelas equipes de segurança. “Até o final de julho, teremos todas elas operacionais. A responsabilidade nossa é gerar as imagens, manter as imagens 24 horas todos os dias e manter a gravação por 30 dias, com a operação das imagens feita pela Polícia Civil e Militar no CCO”, disse o diretor. O novo sistema de monitoramento não registra multas, apenas imagens que vão para a Centro Controle Operacional.
O controlador-geral do município, Paulo Fernando Scannavino, destacou que após a implantação das lâmpadas de Led implantadas para melhorar a luminosidade, está ocorrendo a implantação das câmeras de monitoramento. “É importante para Barretos, para a segurança nossa, dando mais tranquilidade à população barretense. A gestão do CCO será da prefeitura, e teremos o policiamento lá dando o suporte às pessoas que atuarão no monitoramento. Estamos fazendo os ajustes e todas as entradas e saídas, e pontos estratégicos terão esses equipamentos sugeridos pela Polícia”, afirmou Scannavino.