700 estudantes visitam a Fazenda Municipal na Semana do Meio Ambiente de Barretos

 

O circuito de atividades foi realizado entre terça-feira, 4, e esta sexta-feira, 7, aberto a toda a população

Barretos termina a Semana do Meio Ambiente 2024 com a expectativa de ter proporcionado aos visitantes conhecimentos ambientais que irão colocar em prática em suas atitudes no dia a dia. O circuito de atividades esteve aberto a toda a população entre terça-feira, 4, e esta sexta-feira, 7. Entre as pessoas que puderam conferir e obter aprendizados nos stands, destaca-se a presença de cerca de 700 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Ao longo da Semana, a Fazenda Municipal, sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, ficou movimentada. Além de funcionários da pasta, equipes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Polícia Militar Ambiental, das Secretarias Municipais de Saúde e da Educação e da empresa DaIdea Soluções Ambientais prepararam uma série de informações para compartilhar com os visitantes.

“Reforçamos mensagens importantes e de maneira lúdica para que a criança perceba o quanto é possível contribuir com atitudes simples no dia a dia, além de que elas levam essa mensagem para a família. Comemoramos toda essa mobilização e o impacto que gera a médio prazo em cada visitante”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Plácido Martins Jr.

Circuito

Além de ser apresentado aos visitantes como as plantas são preparadas e cuidadas no viveiro de mudas, um jequitibá-rosa foi plantado pelas crianças na abertura do evento. “Conseguimos passar essa mensagem da importância da preservação ambiental e do impacto positivo que a arborização urbana causa. Estimulamos as crianças a voltarem ao longo do ano na Fazenda com seus pais, avós e a retirarem as duas mudas que cada morador de Barretos pode retirar gratuitamente todos os anos e, assim, contribuírem com a arborização da cidade”, afirmou Marcela Yada, engenheira agrônoma na pasta.

As equipes também explicaram informações sobre conservação do solo em bacias hidrográficas; a importância de usar a água de maneira consciente; como os cuidados com o meio ambiente são importantes para evitar a proliferação de escorpiões e dos mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Os policiais explicaram sobre como coíbem a caça e a pesca ilegal, buscando proteger os animais.

Em Barretos, a Prefeitura oferece algumas formas de desconto no IPTU, incluindo o desconto quando há uma árvore plantada na calçada em frente ao imóvel. A retirada de mudas na Fazenda Municipal pode ser feita ao longo do ano, de segunda a sexta-feira. A Fazenda está localizada na Estrada da Fazenda Buracão s/n, atrás do Cemitério Jardim das Oliveiras.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.