Semana de conscientização sobre a Campanha Maio Laranja termina com balanço de ações e entrega de prêmios de concurso de desenho

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é celebrado neste sábado, dia 18

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a Campanha Maio Laranja, a Prefeitura de Barretos desenvolveu ao longo desta semana a programação “Barretos Faz Bonito!”, uma sequência de ações na cidade com palestras, mesas redondas, oficinas multidisciplinares e concurso de desenhos sobre o tema. O encerramento ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 17, na Casa da Juventude, véspera do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
“É uma questão que eu levanto enquanto mãe, cidadã e prefeita de uma cidade. A gente tem que tocar na ferida. Essa ferida que muitas vezes as pessoas preferem esconder, mas não é o nosso caso. Tanto que implantamos nas nossas escolas o “Eu Posso Te Ouvir”, pra que esses jovens fiquem mais próximos da gente. Também, de uma forma inédita, qualificamos 15 jovens, que se dispuseram vir aqui na Casa da Juventude, onde a gente explicou tudo sobre abuso sexual e a importância deles serem multiplicadores. Esses jovens palestraram pros próprios amigos sobre o que aprenderam e isso é muito gratificante.”, disse a Prefeita Paula Lemos.
A escrivã da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Taciana Mara Nunes, foi uma das parceiras da programação. “Foi um evento construído a muitas mãos, muitas pessoas engajadas participando e muitos equipamentos da nossa rede de proteção. Somos privilegiados aqui em Barretos, nós temos uma prefeita que se preocupa com as pessoas, nós temos uma rede de proteção que se conversa, que trabalha junto e que acontece. É uma rede de proteção ativa, que funciona”, disse.
Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta destacou a importância de se refletir sobre o assunto e procurar a rede de ajuda se necessário. “Barretos está entendendo a importância da denúncia, de procurar o Conselho Tutelar, a DDM, o Disque 100, o CRAS o CREAS. Então nós entendemos que estamos realmente atingindo o nosso objetivo”, comentou.
Além do Disque 100, a rede de proteção em Barretos conta com o apoio 24h do Conselho Tutelar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e da DDM.
A Campanha Maio Laranja também contou com o apoio da OAB, Defensoria Pública, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Casa de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência, Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público, North Shopping Barretos, Unifeb, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Casa da Juventude e Instituto O Amor.

*Concurso de desenhos*
Durante o encerramento das ações, a Prefeita Paula Lemos e representantes de órgãos e entidades parceiras da Campanha Maio Laranja, realizaram a premiação do 1º Concurso de Desenho – “Contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”.
Foram premiados os três desenhos que mais pontuaram, somando-se a avaliação popular por meio de “curtidas” no Instagram com a pontuação da Comissão Avaliadora, de cada uma das duas escolas participantes.
Premiado com o 1° lugar, o aluno Augusto de Sousa Lima do “Giuseppe”, levou uma bicicleta para casa. “É ruim saber que existe esse tipo de coisa, mas nós estamos aí para representar, fazer o bem, não fazer esse tipo de coisa errada, multiplicar para as outras pessoas não fazerem e denunciar”, afirmou.

Confira os outros ganhadores:

*E.M “Prof. Giuseppe Carnímeo”:*
1° Bicicleta: Augusto de Sousa Lima
2° Voucher Rio das Pedras: Tainara Cristina Rodrigues
3° Maleta Mágica: Lavinia Cristina S. Cordeiro

*E.M “São Francisco”*
1° Bicicleta: Riany N. da Luz
2° Voucher Rio das Pedras: Henzo Miguel Pereira da Silva
3° Maleta Mágica: Analisse Johannys Romero Salmeron


*Como acionar a Rede de proteção em Barretos:*

Conselho Tutelar – 24h: (17) 98217-5999
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): (17) 3612-2650 – Rua 28, 450 – Centro
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): (17) 3612-2845 – telefone e WhatsApp – Rua 18, n. 137, entre as Avenidas 29 e 31, no Centro.
Disque Direitos Humanos: Disque 100

Fotos: Nivaldo Jr.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.