Maio laranja: Prevenção contra abuso e exploração de crianças é tema de palestra realizada na Unifeb

 

A ação de conscientização integra a programação “Barretos faz Bonito!”. Concurso de desenhos e mesa redonda fazem parte da agenda da Semana

Estar atento a mudanças de comportamento de crianças e adolescentes, conversar sobre o dia a dia deles e buscar saber mais se derem sinal de que algo diferente está ocorrendo. Essas são algumas maneiras de prevenir o abuso e a exploração de crianças, tema de palestra realizada em parceria entre a Prefeitura e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) na manhã desta terça-feira, 14, na Unifeb, integrando a programação do ‘Maio Laranja’ em Barretos.

“O abusador pode estar escondido atrás de uma tela de computador e usar um jogo ou rede social para ganhar a confiança da criança. Os pais precisam saber o que seus filhos estão fazendo na internet, conhecer bem que amigos recebem em casa e sempre ouvirem com atenção a criança ou adolescente”, ressaltou a escrivã Taciana Mara Nunes.

Ela destacou que, havendo a desconfiança de que uma criança ou adolescente esteja sofrendo abuso ou exploração sexual, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Tutelar ou a DDM devem ser procurados. Além do Disque 100 – Direitos Humanos. Nesses locais, são fornecidas orientações e a DDM apura as denúncias recebidas.

Pessoas idosas que participam dos grupos dos CCIs estiveram entre os presentes para assistir a palestra, aberta a toda a população.

Semana de Conscientização
A programação “Barretos Faz Bonito!” inclui outras ações nesta semana, até sexta-feira (17), quando será realizada uma mesa redonda com a Rede de Proteção na Casa da Juventude, às 8h, marcando o encerramento da Campanha.

Um concurso de desenhos sobre o tema está em andamento. Feitos por estudantes de duas escolas municipais, estão expostos no North Shopping Barretos até domingo, dia 19. A população pode votar para escolher os melhores desenhos, até às 16h de quinta-feira (dia 16) no Instagram @casadajuventudebarretos.

Confira mais sobre a programação da semana:

Dia 15 – “Mesa Redonda sobre a Rede de Proteção Social Especial contra abuso sexual e exploração Infantil”
Local: Núcleo Jurídico da Unifeb | Horário: 19h30

Dia 16 – Oficinas Multidisciplinares com a Defensoria Pública
Local: Casa da Mulher | 8h30 e 14h

Dia 17 – Mesa redonda com a Rede de Proteção, premiação do Concurso de desenhos e encerramento
Local: Casa da Juventude | Horário: 8h

Serviço:
Como acionar a Rede de proteção em Barretos:

Conselho Tutelar – 24h: (17) 98217-5999

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): (17) 3612-2650 – Rua 28, 450 – Centro

Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): (17) 3612-2845 – telefone e WhatsApp – Rua 18, n. 137, entre as Avenidas 29 e 31, no Centro. A

Disque Direitos Humanos: Disque 100

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.