Rio Branco volta a vencer a Francana e conquista título da A4
(Crédito: Célio Messias/Agência Paulistão)
O Rio Branco terminou a primeira fase na sexta colocação, apenas quatro pontos na frente do 9º lugar e conquistando três vitórias e dois empates nos últimos cinco jogos. Esta reviravolta garantiu ao clube uma vaga no mata-mata, mas tendo que decidir todos os jogos fora de casa.
Nas quartas de final o adversário foi o Taquaritinga, e o clube americanense conseguiu a classificação sem grandes sustos. O primeiro jogo foi 3 a 1 em casa, enquanto o segundo foi 0 a 0 no Estádio Municipal Dr. Adail Nunes da Silva.
Valendo uma vaga para o terceiro maior nível do futebol estadual, o Rio Branco enfrentou o XV de Jaú na semifinal. A ida foi um empate por 1 a 1 em Americana, mas em Jaú foi 3 a 0 para o Tigre, conquistando seu primeiro acesso desde 2006, quando na ocasião tinha subido da A3 para a A2.
A grande final estava decidida: Rio Branco contra Francana. Os dois clubes do interior do estado decidiriam um título inédito na história do futebol paulista, o Paulista A4 Sicredi. No Estádio Décio Vitta, em Americana, os mandantes venceram por 2 a 0, e na segunda partida, a decisiva pelo troféu, nova vitória do clube de Americana, desta vez por 2 a 1, decretou o título estadual.
O principal destaque do time foi o zagueiro-artilheiro Gustavo Brandão, que além de ter ido muito bem na defesa, também sagrou-se como goleador máximo da competição, com nove gols anotados na competição.