Sindicato Rural divulga orientação aos produtores rurais  sobre período de seca

O Sirvarig (Sindicato Rural do Vale do Rio Grande), que tem sede em Barretos e abrange as cidades de Colina, Colômbia e Jaborandi,  emite um alerta para o período de seca deste ano. O ofício, assinado pelo presidente Enio Melo Rodrigues, faz um alerta para os produtores rurais sobre o início do período de seca, já que neste ano, as poucas chuvas registradas e baixa umidade do ar podem provocar incêndios nas propriedades rurais.
De acordo com o presidente Enio Melo Rodrigues, é um momento em que todos os produtores necessitam tomar algumas providências para evitar grandes prejuízos ao meio ambiente e às propriedades rurais. “Precisamos manter os carreadores das lavouras limpos de mato para que os incêndios não propaguem para outros locais, como as áreas de preservação permanente e outras áreas de reservas florestais das propriedades”, orientou o presidente do Sirvarig.
De acordo com o dirigente, também é preciso manter limpos os aceiros das propriedades rurais que fazem divisa com estradas, com o uso de roçadeiras ou grades para que o fogo seja controlado em caso de algum sinistro. “As boas práticas agrícolas podem evitar incêndios, multas e danos aos passivos ambientais”, finalizou o presidente.
Em caso de incêndio, a orientação é para que o produtor não tente apagar o fogo e comunique imediatamente o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
No alerta, a diretoria do Sirvarig lembra ainda que o fogo, a fumaça e os gases liberados contribuem para o aumento dos níveis de poluição hídrica e do ar, danos à vegetação e ao solo, além de alteração do clima, problemas respiratórios na população e possíveis apagões com interrupção no fornecimento de energia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.