Pacientes com sintomas de dengue podem procurar atendimento no Telessaúde
Os médicos da saúde da família que atendem pelo serviço de telemedicina oferecido pela Prefeitura tiram dúvidas, dão orientações e, quando necessário, encaminham os pacientes para atendimento presencial ou para realizar o exame para a doença
Funcionando como uma Unidade Básica de Saúde (UBS) virtual, o Telessaúde atende de segunda a sexta-feira das 7 às 17h pessoas que apresentam sintomas de doenças, incluindo dengue, chikungunya e zika. As consultas são gratuitas para o usuário do serviço. Ao precisar se consultar, tirar dúvidas ou receber orientação, atualização de receita ou encaminhamento médico, em Barretos, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp (17) 3612-0003. A equipe do Telessaúde iniciará a triagem e dentro de instantes um enfermeiro ou médico da saúde da família, conforme o caso, fará atendimento por uma chamada de vídeo.
Exame e orientações a pacientes com dengue
Em casos de pacientes que apresentam sintomas de dengue ou outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, os profissionais do Telessaúde conduzem o atendimento seguindo os protocolos previstos para avaliação dos sintomas.
A partir do quadro que o paciente apresenta, o profissional passará as orientações sobre os cuidados que este deve tomar ao permanecer em sua residência ou, sendo necessário, pode orientar que o paciente se dirija para uma avaliação médica presencial, em uma UBS ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a qual atende 24h.
Ao considerar que o quadro do paciente é uma suspeita de dengue, chikungunya ou zika, o médico do Telessaúde pode também fornecer encaminhamento para que o paciente procure uma UBS e colete o exame que identifica essas doenças.
Pacientes com sintomas de covid-19 ou outras doenças também podem entrar em contato com o Telessaúde para atendimento.
Mais de 36 mil atendimentos
O início do Telessaúde para a população de Barretos foi durante a atual gestão municipal, em 2021. A princípio, era destinado a atendimentos relacionados à covid-19. Em 2022, a Prefeitura estendeu os atendimentos para sintomas diversos. Deste então, já são mais de 36 mil atendimentos.
A prefeita Paula Lemos destaca que trazer inovações e facilitar o acesso da população à saúde sempre foi um dos principais objetivos desta gestão. “Isso desde o nosso plano de governo. Para mim, é muito importante saber que a população de Barretos pode contar com esse serviço, seja na cidade ou na zona rural. Na comodidade de sua casa e tem na palma da sua mão a possibilidade de procurar rapidamente atendimento, antes que uma doença se agrave”, reforçou a chefe do Executivo.
“Junto com toda a equipe do Telessaúde, estamos proporcionando há quase dois anos essa possibilidade a mais de atendimento para a nossa população e fazendo a diferença para melhorar a vida das pessoas no dia a dia”, reforçou.
Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira, dia 5, Barretos tem neste ano 1.500 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo 217 casos positivos, 968 negativos e 315 aguardando exame. De chikungunya são 267 notificações de casos suspeitos, sendo nove casos positivos, 152 negativos e 106 aguardando exame. Com relação à zika, os casos notificados tiveram resultado negativo.