Equipe da Secretaria de Saúde realiza visita à UPA direcionada a protocolos de dengue
Profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Emergência mantêm diálogo constante, buscando deixar a rede preparada até mesmo para cenários que se estima não atingir
A secretária municipal de Saúde, Graça Lemos, realizou uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Estância Turística de Barretos na tarde de quarta-feira, dia 21, para avaliar os fluxos da unidade, em especial com relação à dengue e covid-19. “Vim à UPA com o infectologista e as coordenadoras da Saúde para acompanharmos o fluxo do atendimento. Também para o dr. Guilherme reforçar esse diálogo que já é de rotina com a coordenação aqui da unidade para que as pessoas sejam bem atendidas e tenham segurança”, afirmou Graça.
Acompanhada do médico infectologista da Vigilância Epidemiológica do Município, dr. Guilherme Freire; da coordenadora do órgão, Manuela Theodoro Ribeiro; da coordenadora na Atenção Básica, Marina Francisco e da gerente de serviço de Saúde, Greice Ribeiro, a secretária foi recebida inicialmente por Sebastião Ricardo Ferreira Carrion, coordenador de enfermagem, e em seguida pela dra. Lais Caroline de Almeida Paiva, coordenadora médica da unidade.
Freire ressaltou que tem conversado constantemente com a coordenação da UPA buscando avaliar a dinâmica e o volume diário de atendimento. “Acompanhamos o número de casos suspeitos e confirmados de dengue que são atendidos aqui para, em cima dessa informação, se em algum momento for necessário, organizar as novas etapas e o plano de contingência”, ressaltou o médico.
Lais também destacou a troca de informações diária com a Vigilância. “ A gente vai conversando justamente para nos precavermos. Acreditamos que o quadro da dengue será controlado sem termos uma epidemia na cidade, mas mesmo assim vamos deixar tudo preparado”, afirmou a médica.
Durante a visita à unidade, a secretária Graça foi até pessoas que aguardavam atendimento e conversou com os pacientes e, juntamente destes, com a equipe da UPA. Os coordenadores da UPA reforçaram para a secretária a explicação sobre o fluxo, especificando também com relação os pacientes sobre os quais ela foi perguntando.
A mãe de uma criança que estava em atendimento fez sugestões sobre o fluxo. Graça chamou Sebastião para ouvir a mulher, e o coordenador informou que a sugestão será avaliada. Eles agradeceram a secretária pela preocupação e visita.