Audiência Pública para avaliação do 3º quadrimestre de 2023 aconteceu na última sexta-feira, dia 16.
A Prefeitura do Município de Guaraci realizou na última sexta-feira, 16, a Audiência Pública para avaliação do 3º quadrimestre de 2023 das metas previstas na LDO, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Durante a audiência, foi realizada uma apresentação em que se constatou que o município cumpriu com todas as metas previstas e, também atingiu todos os índices constitucionais obrigatórios.
O Diretor Geral Executivo do Município, Carlos Henrique Ramalho, destacou a preocupação para este ano, pois em 2022 cerca de 7% dos municípios brasileiros apresentavam déficit e em 2023 esse número subiu drasticamente para 51%. A título de conhecimento, em 2023 quase 50% das prefeituras enfrentaram atrasos no pagamento de fornecedores e quase 60% dos municípios tiveram que reduzir horas extras e diminuir o quadro de funcionários devido ao déficit apresentado. Um dos principais fatores para essa crise nos municípios foi o cumprimento dos Pisos Salariais.
“É muito difícil administrar um município desta forma pois não sabemos como vai ser em 2024. Se olharmos o histórico de 2022 para 2023 é assustador e nos indica que não teremos um bom ano. Por isso temos que ter muito planejamento e responsabilidade com o dinheiro público e torcer para que a arrecadação em 2024 pelo menos se mantenha como em 2023 pois só assim conseguiremos atingir as metas e consequentemente os objetivos sem prejudicar os serviços oferecidos à nossa população”, finaliza Carlos Henrique Ramalho