Vigilância Municipal Epidemiológica atualiza dados e confirma a quarta morte por dengue

 

A Prefeitura segue mobilizada no combate ao mosquito transmissor da doença, com nebulização e visitas dos agentes em residências, empresas e escolas reforçando as instruções para eliminar água parada

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do Município, atualizou os números da epidemia de dengue em Barretos. A Secretaria recebeu por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado a confirmação da quarta morte provocada pela doença no município neste ano. A vítima é um homem de 33 anos, com comorbidades, que morreu no dia 8 de abril.

Do início de janeiro a 23 de maio, o município contabilizou 6.467 notificações de dengue, das quais 3.655 foram confirmadas, 2.746 descartadas e 66 aguardam resultado de exames. No mesmo período, Barretos registrou 551 notificações de Chikungunya. Destas, 35 casos foram confirmados, 488 descartados e 28 seguem em investigação.
O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (23) registra que nove pessoas estão internadas com sintomas que caracterizam suspeita de doença transmitida por mosquito (arbovirose): cinco delas na Santa Casa e quatro no Hospital São Jorge.

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e outras doenças se reproduz em água parada. Por isso, diante do avanço da dengue, a Secretaria reforça o apelo para que a população intensifique os cuidados, verifique seus quintais, dentro de suas residências, escolas e locais de trabalho e elimine objetos que podem acumular água, além de lavar duas vezes por semana com água e sabão a vasilha de água de seus animais de estimação.

A Prefeitura segue empenhada no combate ao Aedes aegypti. Nesta sexta-feira, 23, os agentes realizam a partir das 17h30 nebulização veicular nos bairros Marília e Jardim Alvorada. Na segunda-feira, 26, será no Baroni. Também na segunda-feira (26), os agentes continuam as visitas casa a casa no Baroni, Jardim de Allah e Centro, enquanto outras equipes realizam nebulização costal em residências e empresas no Jardim Alvarada e no Marília. É importante que as pessoas abram portões, portas e janelas para que o inseticida faça efeito nos imóveis.

Vacinação contra a dengue
A vacina contra a dengue segue disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. É aplicada de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8 às 16h, e no Postão das 8 às 12h.

Pais e mães que tenham levado seus filhos tomar apenas a primeira dose devem estar atentos à data da segunda dose ou para levá-los novamente o quanto antes se já estiver em atraso, pois são necessárias as duas doses para se chegar a proteção contra a dengue.

Sintomas
Pessoas que apresentem alguns dos sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa (especialmente atrás dos olhos), dores musculares e nas articulações, náuseas e vômitos e manchas vermelhas na pele devem procurar a UBS mais próxima ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24h na Via Conselheiro Antônio Prado, n. 1557.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.