Tribunal de Justiça de São Paulo realiza  instalação da 4ª Vara Cível da Comarca de Barretos

A 4ª Vara Cível da Comarca de Barretos e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ) das quatro varas foram instaladas nesta quinta-feira, 22. O prefeito da Estância Turística de Barretos, Odair Silva, e diversas outras autoridades estiveram presentes.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), desembargador Fernando Torres Garcia, fazendo referência ao Hino de Barretos, expressou grande honra em estar na sentinela avançada do Brasil e cumprimentou o prefeito Odair pela calorosa recepção e a juíza de Direito e diretora do Fórum de Barretos, Dra. Fernanda Vazquez, pela ousadia de querer melhorar a estrutura do judiciário em Barretos.

“Nós nada mais somos do que prestadores de serviço público e temos que prestar esse serviço da maneira mais eficiente, célere e com qualidade. Esse é o nosso dia a dia. Os estudos demonstraram que Barretos estava defasada na prestação judicial e o que fazemos hoje é restaurar a dignidade da Justiça barretense para que possamos, juntamente com os demais poderes constituídos, prestarmos a jurisdição de maneira, célere e eficiente. E assim será em todo o Estado de São Paulo, onde há necessidade, enquanto os recursos permitirem, nós vamos ampliar, sim, a estrutura judiciária”, ressaltou Garcia.

O prefeito Odair afirmou que este dia marca um novo momento da história de Barretos e lembrou o relevante papel da Dra. Fernanda para que se chegasse a este momento, por ter apontado essa causa à sociedade há um bom tempo. “Em nome dos barretenses, quero dizer muito obrigado ao Dr. Fernando Torres por dar esta oportunidade, com um olhar no fim da fila, de avançarmos, pelo quanto que vai ser importante para a sociedade a instalação da 4ª Vara. Este sonho da Dra. Fernanda que se torna realidade hoje vai fazer com que sejamos ainda muito mais representativos na Justiça aqui em Barretos”, destacou o chefe do Executivo.

Odair deu às boas-vindas ao juiz Wellington Urbano Marinho, que assume a recém-instalada 4ª Vara Civel e, destacando estar “numa casa de fazer justiça”, Odair citou o apoio que a então prefeita Paula Lemos e o vereador Paulo Corrêa deram no momento das solicitações, contribuindo para que se chegasse a este momento.

A juíza Fernanda contextualizou que a última instalação em Barretos foi há 18 anos e lembrou que desde então a cidade cresceu. “Adveio a necessidade de uma nova Vara judicial em Barretos, que se tornou realidade pelas mãos do Doutor Fernando Torres Garcia”, afirmou. A juíza ressaltou que o desembargador tem deixado profundas marcas no Judiciário, com uma gestão eficiente e arrojada do tribunal, destacou o redimensionamento da ocupação dos espaços físicos, a redução de custos operacionais, o investimento na modernização tecnológica, o emprego de robôs, inteligência artificial e a crescente automatização dos processos. “Nessa linha, também celebramos a instalação da UPJ, um projeto inovador do TJ, que o presidente está expandindo para diversas comarcas. Este novo modelo estabelece uma padronização de procedimentos e otimização de recursos, com ganho expressivo de produtividade. A instalação desta nova vara judicial e da UPJ representam uma grande conquista para a nossa comunidade”, afirmou. Entre outros agradecimentos pela comunhão de esforços para que se chegasse a este momento, a juíza fez menção especial ao deputado André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Fernanda encerrou sua fala na solenidade citando uma célebre frase de Ruy Barbosa: ‘A justiça atrasada não é Justiça, senão injustiça qualificada e manifesta’. “A instalação dessa nova Vara e UPJ representam a Justiça. É a justiça que se antecipa, que se moderniza e se aproxima do cidadão. É a promessa de uma prestação jurisdicional mais célere, eficiente e acessível a todos os barretenses. Que esta data marque não apenas a conquista de hoje, mas o início de um novo capítulo na história da Justiça da nossa comarca”, concluiu.

Na cerimônia, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo Quarteto Bravíssimo e o Hino de Barretos foi interpretado pelo maestro Franco Piérre. Estiveram presentes ainda na solenidade, entre outros vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Lupa; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Thiago Massad, e outros representantes do Judiciário, incluindo juízes assessores da presidência do TJ-SP, juízes das Comarcas de Barretos, Bebedouro e São José do Rio Preto, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Polícia Militar; também a procuradora Geral do Município, Cassiane de Melo Fernandes, secretários municipais e servidores do judiciário, entre outros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.