Governo do estado lança edital “SP Jovem” para fomentar o empreendedorismo juvenil com foco em inovação social

 

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), lançou oficialmente o edital “SP Jovem – Transformando Direitos em Inovação Social”, uma iniciativa inédita voltada ao incentivo do empreendedorismo juvenil com ênfase no desenvolvimento de soluções alinhadas à governança e à gestão de políticas públicas para a juventude.

O lançamento foi no Instituto de Artes da UNESP, na capital paulista, reunindo representantes do governo estadual, gestores municipais, lideranças universitárias e membros de empresas juniores. A proposta do edital é mobilizar jovens universitários para atuarem em parceria com os municípios paulistas na identificação e solução de desafios locais que impactam diretamente a juventude.

A ação é uma articulação entre o Governo de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria de Justiça, a Unesp, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC), a Agência Unesp de Inovação (AUIN) e conta com o apoio do governador Tarcísio de Freitas.

“Este edital é benéfico tanto para os jovens empreendedores das empresas juniores quanto para os municípios. Trata-se de uma cocriação: é essencial que a empresa júnior esteja integrada com a realidade local, conectada aos problemas da comunidade, para que as soluções sejam reais e eficazes”, afirmou Maria Eugênia Porém, professora do curso de Relações Públicas e assessora da pró-Reitoria de extensão universitária e cultura na Unesp.

O edital vai beneficiar até 50 empresas juniores da Unesp, distribuídas por todo o estado, promovendo um intercâmbio direto com os municípios que desenvolvem políticas públicas voltadas aos jovens.

“Estamos muito felizes com esse movimento. É um projeto que nasce da juventude para a juventude, com protagonismo estudantil, inovação e impacto social. Esse diálogo entre universidades e cidades vai permitir diagnósticos mais precisos e políticas públicas mais eficientes”, destacou o pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, Raul Borges Guimarães.

Representando o município de Barretos, a secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliana Adão, reforçou o comprometimento local com políticas públicas voltadas à juventude: “Este evento fortalece nosso compromisso com os jovens. Barretos, que já conta com a primeira Casa da Juventude do Estado, está empenhada em ampliar parcerias como esta para enfrentar os desafios que atingem nossa juventude. Saímos daqui ainda mais inspirados”.

O coordenador da Casa da Juventude de Barretos, Vitor Santiago, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico & Inovação, Thyago Abraão, também participaram do encontro: “Barretos está pronto para se credenciar e receber os estudantes universitários. Queremos que eles nos ajudem a diagnosticar as necessidades reais da juventude barretense e a desenvolver políticas públicas eficazes. Também abrimos caminhos para futuras parcerias com a Unesp na área da inovação”, afirmou Thyago Abraão.

O edital “SP Jovem” representa um avanço na conexão entre universidades e sociedade civil, promovendo o protagonismo juvenil, a inovação social e o desenvolvimento regional por meio da escuta ativa, da colaboração e da ação transformadora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.