Câmara agenda entrega do Título de Cidadã Honorária de Barretos à ativista da causa aninal, Rosario Noris

Homenagem proposta pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman será realizada no dia 22 de maio, quinta-feira, às 19h
A Câmara de Barretos realiza no dia 22 de maio (quinta-feira), às 19h, Sessão Solene para entrega do Título de Cidadã Honorária da Estância Turística de Barretos à ativista da causa animal, Rosário Nóris Herrera Tristan.
A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PP), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 04/2025, aprovado por todos os vereadores.
Todas as autoridades locais e regionais, profissionais da imprensa, familiares e amigos da homenageada estão convidados a comparecer à Câmara para prestigiar a homenagem.
A solenidade terá transmissão ao vivo e reprises pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook, Youtube e Instagram.
A HOMENAGEADA
Rosario Noris tem 64 anos e nasceu na Cidade do Panamá, capital do Panamá. Há décadas radicada em Barretos, construiu trajetória marcada pela dedicação à educação, ao voluntariado, às causas sociais e ao bem-estar animal.
Graduada em Engenharia Eletrotécnica e Eletrônica pela Fundação Educacional de Barretos (FEB), iniciou sua carreira como engenheira eletrônica no Instituto Nacional de Telecomunicações do Panamá. No Brasil, destacou-se no ensino de idiomas e na coordenação pedagógica em renomadas instituições, como Wizard, CNA e Hello Idiomas. Lecionou ainda no Colégio Objetivo e na própria FEB, por meio do CETEC, contribuindo para a formação de inúmeros alunos.
Além de sua atuação profissional, Rosario é reconhecida pela dedicação às causas sociais. Desde 1995, integra o Rotary Club Barretos Norte, onde atuou como Oficial de Intercâmbio por quase duas décadas, promovendo oportunidades educacionais e culturais a jovens por meio de programas internacionais. Também foi fundadora e conselheira do Interact Club de Barretos, incentivando adolescentes de 14 a 18 anos a participarem ativamente de ações sociais em entidades, como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Amor (Hospital do Câncer de Barretos).
Rosário também realizou trabalho voluntário a diversas instituições, como a Creche Dom José de Mattos, a Casa Vovô Antônio e o Asilo dos Pobres. Participou ainda do grupo Mulheres em Ação, voltado ao apoio a entidades carentes por meio de doações essenciais.
Defensora incansável da causa animal, Rosário fundou o abrigo “Lar Temporário Anjos de 4 Patas”, que acolhe cadelas prenhas e filhotes abandonados, promovendo a adoção responsável.
OUTRAS HOMENAGENS
Rosário já foi homenageada com outras honrarias, como o Troféu Mulher North Shopping (2020); a Comenda Ana Rosa, da Câmara Municipal (2020); o título de Mãe Acolhedora, concedido pelo Capítulo Fidelidade e Renovação da Ordem DeMolay nº 104 (2022). Ainda jovem, em 1980, participou de um intercâmbio estudantil pela FEB, conquistando o primeiro lugar nas provas da Embaixada Brasileira.