16 escolas de Barretos têm vacinação nesta semana

Na tarde desta sexta-feira, 9, foi a vez dos alunos do CEMEI Luzia Costa Fernandes receberem equipes da Saúde. O sábado, 10, será de “Dia D” nas UBSs da zona urbana e zona rural
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos estão realizando vacinação em escolas. Nesta semana, entre segunda e sexta-feira, 5 e 9, alunas e alunos de 16 unidades escolares, de ensino fundamental e de educação infantil, além da APAE, receberam os profissionais da Saúde para a vacinação. Os profissionais concluíram as ações da semana vacinando alunos no CEMEI Luzia Costa Fernandes, no Jardim Califórnia.
Na próxima semana, as Escolas Municipais João Baroni, Matilde Gitay de Mello e CEMEIs Abdala Rezeck, Robson da Silveira e Paulo Belmiro Ferreira também devem receber a vacinação.
Desde do início da vacinação nas escolas em abril, mais de 200 doses já foram aplicadas. Entre elas, 85 contra gripe, 61 contra HPV, 30 contra febre amarela, nove contra poliomielite (a paralisia infantil) e 18 contra a dengue. Também foram aplicadas vacinas contra meningite, Hepatite A, Hepatite B, SCR (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tetraviral e Pentavalente. A vacina contra a dengue precisa ser tomada em duas doses e está destinada a crianças entre 10 e 14 anos de idade.
Todas as vacinas que foram aplicadas nas escolas também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, assim como neste sábado, 10, em que é realizado o “Dia D”.
Sábado, 10 de maio: Dia D de Vacinação
Toda a família pode ir até uma UBS neste “Dia D”. Os profissionais conferem a carteirinha de cada pessoa, verificando as vacinas previstas para sua idade e se há vacinas em atraso.
O “Dia D de Vacinação” será realizado das 8 às 16h. Todas as UBSs abrirão para aplicar vacinas. Nas duas unidades da zona rural, no Ibitu e em Alberto Moreira, será das 8 às 13h.
Para a vacinação contra a gripe, o público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas de todas as idades que façam parte dos grupos prioritários, como professores e funcionários das escolas públicas e privadas e trabalhadoras e trabalhadores da saúde, entre outros.
Vacinar para se proteger
A meta é vacinar contra gripe 90% das gestantes, crianças e pessoas com mais de 60 anos. Entre segunda e sexta-feira, 5 e 9, mais de 1.500 doses foram aplicadas, atingindo por ora a cobertura vacinal de 21% sobre o público-alvo, chegando a aproximadamente 28% das gestantes, 26% das pessoas a partir de 60 anos e 10% das crianças.
O que levar para se vacinar?
Para se vacinar, é necessário levar um documento com foto (RG, CNH, CIN), com o número do CPF e, se possível, o Cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. Além disso, profissionais dos grupos prioritários podem apresentar crachá ou carteira profissional, para mostrar que fazem parte desse grupo.