Diocese de Barretos divulga nota após eleição do Papa Leão XIV

A Diocese de Barretos, em nome de seu Bispo Diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, vem a público expressar sua alegria e gratidão pela eleição do novo Papa, sua Santidade Leão XIV. Neste momento histórico, a Diocese de Barretos se une à Igreja Universal em oração e comunhão com o novo Papa, desejando-lhe frutuosa missão como Pastor da Igreja Universal.

Diante da eleição, Dom Milton afirma:

“Há pouco nós acolhemos o Papa Leão XIV, que foi eleito neste conclave para ser o sucessor de São Pedro, aquele que haverá de governar a Igreja nos próximos anos e que terá como missão confirmar os seus irmãos na fé. A sua eleição nos enche de esperança. Natural dos Estados Unidos, exerceu o seu ministério como Bispo no Peru e, nos últimos anos, esteve à frente do dicastério para os bispos e agora é nomeado para ser bispo de Roma para governar a Igreja.

A sua trajetória de vida nos enche de esperança, é um homem que vem de um país onde os católicos não são a maioria, mas um país que se destaca no mundo e hoje está no centro das atenções, portanto é alguém que conhece como norte-americano a realidade e a importância que tem os Estados Unidos para o mundo de hoje.

Ao mesmo tempo é um pastor, alguém que exerceu o seu ministério numa Igreja Particular, alguém que teve a coragem de deixar a sua terra para servir à Igreja numa outra região extremamente diferente da sua, que é a realidade do Peru.

Alguém que conhece também a realidade da América Latina e nos enche de esperança porque ele, como prefeito do Dicastério para os Bispos, ele participou nesses últimos anos da escolha de bispos para o mundo todo, portanto é alguém que tem experiência, um conhecimento relativamente suficiente para avaliar a realidade da Igreja nas diversas partes do planeta.

Evidentemente, pelo seu discurso inicial, ele já demonstrou o desejo de dar continuidade ao pontificado do Papa Francisco. Então, rezemos pelo Papa Leão, para que Deus o conserve, para que Deus o sustente, o ilumine e que não lhe falte a obediência do rebanho, mas que também não falte ao rebanho a solicitude do pastor.

A Diocese de Barretos se compromete a continuar trabalhando em prol da evangelização, da justiça social e da promoção da dignidade humana, seguindo o exemplo de Jesus Cristo e os ensinamentos da Igreja Católica, em filial obediência ao sucessor de Pedro. “A eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas, mas é sempre o Apóstolo Pedro que retorna”. (Cardeal Re na Missa “Pro eligendo Romano Pontifice”).

Pe. Matheus Francisco
ASSESSOR DE IMPRENSA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.