Barretos realiza Dia D de Vacinação contra a Gripe neste sábado, 10

Na cidade, todas as UBSs aplicarão vacinas das 8 às 16h e na zona rural será das 8 às 13h. Toda a população pode aproveitar para conferir a carteirinha

A Estância Turística de Barretos realiza neste sábado, 10, o Dia D de Vacinação contra a Gripe, das 8 às 16h. Todas as Unidades Básicas de Saúde abrirão para aplicar vacinas. Nas duas unidades da zona rural, no Ibitu e em Alberto Moreira, será das 8 às 13h.

A vacina contra a gripe deve ser tomada por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas de todas as idades que façam parte dos grupos prioritários, como professores e funcionários das escolas públicas e privadas e trabalhadoras e trabalhadores da saúde.

No grupo prioritário que deve ser vacinado também estão:
– pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais conforme especificações enviadas pelo Ministério da Saúde,
– pessoas portadoras de deficiência permanente,
– pessoas em situação de rua,
– profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas,
– caminhoneiros e trabalhadores portuários,
– trabalhadores de transporte coletivo urbano ou de longo curso,
– trabalhadores dos correios,
– funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade,
– e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Vacinar para se proteger
A vacina é uma forma importante de prevenção, pois os sintomas da gripe variam de leves a graves, podendo levar à morte. A gripe é uma das doenças que, quando há comprometimento respiratório, pode provocar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Minas Gerais e localidades do Sul e do Centro-Oeste do País estão em situação de emergência devido ao número alto de pessoas internadas com SRAG, que está provocando lotação nos leitos hospitalares. Muitos desses pacientes são crianças.

Em Barretos, até o início desta semana apenas 22% das pessoas a partir de 60 anos, 25% das gestantes e 8% das crianças tomaram a vacina. A meta é vacinar 90% das pessoas que se enquadram nesse público.

O que levar?
Para se vacinar, é necessário levar um documento com foto (RG, CNH, CIN), com o número do CPF e, se possível, o Cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. Além disso, profissionais dos grupos prioritários podem apresentar crachá ou carteira profissional, para mostrar que fazem parte desse grupo.

Dia de conferir a carteirinha
Assim como é realizado nas UBSs e no Postão de segunda a sexta-feira, também neste sábado (10) pessoas de todas as idades podem procurar qualquer uma das UBSs para verificar se a carteirinha está em dia ou se há alguma vacina para ser tomada.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de toda a população conferir se está em dia com a vacina contra a Febre Amarela, diante dos casos da doença e mortes que foram registrados no Estado de São Paulo neste ano.

Para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos seguem disponíveis a primeira e a segunda dose da vacina contra a dengue. Para meninas e meninos de 9 a 14 anos é disponibilizada a vacina contra HPV. Entre 11 e 14 anos deve ser tomada também a vacina meningo ACWY.

Toda a família pode ir até uma UBS neste Dia D. Vacinas contra poliomielite, covid-19, a tríplice viral, entre outras, também estarão disponíveis para serem aplicadas, conforme a equipe verificar na carteirinha se há vacinas que não estão em dia e quais cada pessoa tem para tomar.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.