UBSs e Postão vacinam contra gripe nestas quarta, 30, e sexta, dia 2

Equipes estão realizando vacinação em instituições que atendem pessoas idosas e em locais de trabalho de profissionais de saúde. Em 10 de maio, será realizado o “Dia D”
A Estância Turística de Barretos aplicou mais de 7.300 vacinas contra a gripe desde o início da vacinação no dia 7 de abril. Nesta semana, a vacinação continua sendo realizada nesta quarta-feira (30) e na sexta-feira, dia 2 de maio. Nesses dias, assim como de segunda a sexta-feira da próxima semana, o Postão e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Vida Nova realizam vacinação das 8 às 12h e as demais UBSs da zona urbana vacinam das 8 às 16h.
Na zona rural, as UBSs do Ibitu e de Alberto Moreira aplicaram vacinas neste dia 29 e mantêm a vacinação às terças-feiras das 8 às 14h.
De segunda a quarta-feira desta semana, 28 a 30, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando vacinação no Hospital de Amor, voltada a profissionais de saúde. Nas semanas anteriores, as equipes já realizaram vacinação para profissionais em locais como Santa Casa, Unimed e Correios.
Em abril, equipes da Saúde de Barretos já levaram a vacina contra a gripe também até pessoas idosas em instituições como Vila dos Pobres, Lugar de Viver Feliz, Instituto O Amor, Humanicare, em Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e Centro Dia Idoso (CDI). 4.227 pessoas idosas já tomaram a vacina em Barretos.
590 doses de vacina contra gripe foram aplicadas em crianças. A vacinação também está sendo realizada em escolas. As equipes da UBS Spina estiveram no Cemei Olga Bevilac de Souza nesta terça-feira, 29, e retornarão na unidade no dia 10. Nesta quarta, 30, estarão na Escola Municipal Olga Abi Rachid. Outras unidades escolares receberão a vacinação em maio.
Na UBS do Vida Nova foi realizada vacinação também no último sábado, 26, com apoio da comunidade escolar e foram aplicadas 102 doses. No sábado 10 de maio Barretos realizará o Dia D de vacinação contra a gripe. Nesse dia, nessa e nas demais UBSs da zona urbana serão aplicadas vacinas das 8 às 16h. Nas duas UBSs da zona rural, em Alberto Moreira e Ibitu, será das 8 às 13h.
Quem deve se vacinar?
Devem tomar a vacina contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas de todas as idades que sejam trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais conforme especificações enviadas pelo Ministério, pessoas portadoras de deficiência permanente, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano ou de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Fotos: Tininho Jr.