Campanha Maio Laranja: Prefeitura de Barretos inicia ações de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

Formação de multiplicadores abrange alunos de escolas municipais e estaduais
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e de Educação, iniciou na última sexta-feira, 25 de abril, as ações da Campanha Maio Laranja de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A primeira delas foi a formação de multiplicadores da campanha, com a participação de alunos de 13 a 17 anos das Escolas Municipais “São Francisco” e “Prof. Giuseppe Carnímeo” e das Escolas Estaduais “Embaixador Macedo Soares” e “Prof. Aymoré do Brasil”. A formação ocorreu na Casa da Juventude e foi ministrada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), composta pela psicóloga e coordenadora Irenita Amorim e pelas técnicas Aline Costa e Adriana Santos.
“A Campanha Maio Laranja é fundamental para conscientizar a sociedade sobre a gravidade deste tema. Ações como esta promovem informação e incentivam as denúncias, protegendo as vítimas e reforçando a responsabilidade coletiva na construção de um ambiente seguro para o desenvolvimento infantil”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Ferreira Adão.
No dia 16 de maio, sexta-feira, das 8h às 12h, um importante evento de conscientização e mobilização será promovido no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com a presença de autoridades locais. Em sua programação está prevista a realização de uma mesa-redonda com agentes da Rede de Proteção de Barretos, com representantes do CREAS, do Conselho Tutelar, da Delegacia de Defesa da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de apresentações culturais com alunos das escolas participantes e organizações da sociedade civil como Associação Promocional da Família “Amor-Exigente” e Associação Barretense Vida Nova (Abavin).
O dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil é celebrado no dia 18 de maio.