Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande define nova diretoria para o biênio 2025-2027

Reuniões elegeram diretoria do comitê e novas coordenações das Câmaras Técnicas de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos e Educação Ambiental

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG) definiu sua nova diretoria para o biênio 2025-2027, com o objetivo de fortalecer as ações de gestão participativa, planejamento e preservação dos recursos hídricos da região.

No dia 26 de março, o prefeito de Barretos, Odair Silva, foi eleito como presidente do comitê, tendo como vice-presidente o representante da sociedade civil César Renato Rotessi Salvi, da Cooperativa Coopercolombia. A nova diretoria executiva também é composta por Cláudio Daher Garcia como Secretário Executivo e Luciana Cunha como Secretária Executiva Adjunta.

“É uma honra assumir a presidência de um comitê tão representativo e comprometido com a sustentabilidade hídrica. Nosso desafio é unir forças entre o poder público, a sociedade civil e o setor privado para avançar nas soluções integradas que garantam água em qualidade e quantidade para as atuais e futuras gerações”, destacou Odair Silva.

A reestruturação da governança do comitê também incluiu a eleição de novas coordenações em suas Câmaras Técnicas.

No dia 14 de abril, a Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PLAGRHI) elegeu como coordenador, o servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Fabiano Tonissi, e como relatora, a engenheira civil do SAAE Barretos, Tayná Lucatti. A CT-PLAGRHI é responsável por subsidiar tecnicamente o comitê na formulação de políticas e diretrizes voltadas à gestão integrada da bacia.

Já no dia 22 de abril, em celebração ao Dia do Planeta Terra, a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) realizou reunião na sede do SAAE Barretos e definiu como coordenador o jornalista Milton Figueiredo, representante da sociedade civil pela Coopercolombia, e como relator o químico Guilherme Valle, também do SAAE Barretos.

Durante o encontro da CT-EA, foram discutidos temas relevantes sobre educação ambiental e educomunicação, reafirmando o compromisso com a sensibilização e mobilização da população em torno da preservação dos recursos naturais.

Com a nova diretoria e coordenações das câmaras técnicas definidas, o comitê se prepara para um novo ciclo de trabalho, focado na gestão democrática da água, na educação ambiental como instrumento de transformação e na implementação de políticas sustentáveis.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande é composto por 13 municípios: Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Icém, Jaborandi, Morro Agudo, Orlândia, Terra Roxa e Viradouro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.