Superintendente do SAAE Barretos acompanha levantamento técnico para nova adutora no Rio Pardo

Vistoria ocorreu na ponte velha do Rio Pardo e marca o início dos estudos para implantação de uma nova adutora e estação de tratamento em Barretos
No feriado de 21 de abril, o superintendente do SAAE Barretos, Nilson Andrade, e o engenheiro civil da autarquia, Marcelo Borges, estiveram na ponte velha do Rio Pardo acompanhando o levantamento técnico necessário para o início do projeto de implantação de uma nova adutora que será fundamental para o futuro do abastecimento de água da cidade.
Segundo Marcelo Borges, esse levantamento é o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto geométrico da nova adutora. “É por meio desse processo que poderemos obter as autorizações necessárias e dar andamento aos demais projetos, como o hidráulico, a sinalização e a construção da nova estação de tratamento de água”, explicou.
A captação da água será feita no ponto autorizado pela Resolução nº 087/2008 da Agência Nacional de Águas (ANA), que outorgou ao SAAE Barretos o direito de uso dos recursos hídricos do Rio Pardo, com uma vazão máxima de Melhor usar 2.419,59 m³/h. A nova estrutura deverá garantir o abastecimento da cidade por várias décadas, trazendo um impacto extremamente positivo para a segurança hídrica do município.
Os estudos consideram a implantação da adutora entre os quilômetros 80 e 98, com a localização estratégica da nova ETA (Estação de Tratamento de Água), garantindo melhor aproveitamento do volume expressivo de água disponível naquela região do manancial.
“Estamos iniciando um processo técnico que vai garantir maior eficiência no fornecimento de água para Barretos. Essa nova adutora, juntamente com a futura estação de tratamento, vai permitir um salto na qualidade e capacidade do nosso sistema de abastecimento”, afirmou Nilson Andrade.