Simpósio debaterá impactos da violência na vida de crianças e adolescentes

Com inscrição gratuita, evento quer fomentar a reflexão e o diálogo entre profissionais
das áreas jurídica, da saúde, da educação e da assistência social sobre proteção à infância
Com o objetivo de ampliar o olhar da sociedade sobre as diversas formas de violência que afetam crianças e adolescentes em seus ambientes social e familiar, será realizado, no dia 23 deste mês, o Simpósio “A Violência no Mundo Infantojuvenil”. O evento acontecerá, das 14 às 19 horas, no Salão do Júri do Fórum Estadual de Ribeirão Preto, localizado à rua Alice Além Saad, 1.010, no bairro Nova Riberânia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link bit.ly/4i5U8Ac.
Além de uma programação focada em reflexões e debates com especialistas da área, o simpósio contará com uma apresentação da Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A atividade terá a regência do maestro 1º sargento PM Ivambergue Rodrigues de Souza, com participação especial do solista Paulo Paschoal, violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e spalla da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
O evento reunirá profissionais das áreas jurídica, da saúde, da educação e da assistência social para discutir caminhos de prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência infantojuvenil. Com a provocativa citação “O primeiro grito foi por medo, o segundo, por indignação, o terceiro foi por raiva”, os organizadores convidam o público a refletir sobre os silêncios rompidos e as vozes que pedem por justiça e proteção.
O Simpósio “A Violência no Mundo Infantojuvenil” é coordenado pela Drª Marta Rodrigues Maffeis, juíza de Direito da 1ª Vara do Júri e Execuções Criminais; pelo Dr. Paulo César Gentile, juiz de Direito da Vara da Infância, Juventude e Idoso; e pela Drª Carolina Moreira Gama, juíza Auxiliar de Ribeirão Preto. Confira a programação:
14 horas: Abertura.
- Drª Marta Rodrigues Maffeis – Juíza de Direito da 1ª Vara do Júri e Execuções Criminais.
- José Duarte Neto – Juiz Diretor do Fórum de Ribeirão Preto.
14h30: Crimes praticados contra crianças e adolescentes.
- Paulo José Freire Teotônio – Promotor de Justiça.
15 horas: Outras formas de violência.
- Paulo César Gentile – Juiz de Direito da Vara da Infância, Juventude e Idoso.
15h40: Violência entre adolescentes no ambiente escolar.
- Rafael José dos Anjos Silva – Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto.
- Drª Carolina Moreira Gama – Juíza Auxiliar de Ribeirão Preto.
16 horas: Psicopatologia associada à violência entre adolescentes.
Drª Maria Luiza Zamboni Grecco – Psiquiatra da Infância e Adolescência e Psiquiatria Geral.
16h20: Adolescentes na prática de atos infracionais.
- Carlos Alberto Goulart Ferreira – Promotor de Justiça.
- Bruno César da Silva – Defensor Público.
- 17 horas: Debates.
- 18 horas: Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
- 19 horas: Encerramento.
“O simpósio tem por objetivos mostrar as ferramentas que o Poder Judiciário e as demais instituições possuem para lidar com as questões afetas à infância e juventude, bem como avaliar os caminhos que existem, aprimorá-los e buscar outros, sempre com a intenção de encontrar as soluções mais adequadas para melhor atender os interesses das crianças e dos adolescentes, a fim de inseri-los na sociedade de forma madura e responsável”, afirma a juíza Marta Rodrigues Maffeis.