Programa Rios Vivos beneficiará Barretos com obras no Pitangueiras previstas para iniciar na próxima terça-feira, 8 de abril

 

Reunião definiu início do desassoreamento em mais um trecho do Ribeirão das Pitangueiras

Na quinta-feira (03), uma reunião técnica no Córrego Ribeirão das Pitangueiras e na sede do SAAE Barretos definiu os ajustes finais para o início de mais uma etapa de obras do Programa Rios Vivos no município. Estiveram presentes o superintendente da autarquia, Nilson Andrade, os engenheiros civis Jean Santos e Marcelo Borges, os representantes do Consórcio Rios Vivos Pardo, Calixto Neto e Murilo Bruno, e Claudio Daher, gerente regional da SP Águas.

A obra será realizada no trecho do Ribeirão das Pitangueiras que se estende até a Fazenda Flórida, abrangendo cerca de 3 quilômetros. O início está previsto para a próxima terça-feira, 8 de abril, com prazo de seis meses para conclusão. O objetivo é realizar o desassoreamento da calha do córrego, removendo vegetação e resíduos acumulados que dificultam o escoamento, o que deve resultar em aumento da vazão do ribeirão e prevenção de alagamentos.

O Programa Rios Vivos, executado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), em parceria com o SP Águas, já beneficiou mais de 130 municípios entre 2022 e 2024, incluindo Barretos, que já foi contemplada anteriormente com a limpeza do Córrego Aleixo e do segundo lago na Região dos Lagos.

Esta iniciativa integra o programa “Mãos pela Água”, lançado em fevereiro de 2025 em Barretos. O “Mãos pela Água” é promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sebrae-SP e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo). O programa visa recuperar e preservar os recursos hídricos na Estância Turística de Barretos por meio de ações como reflorestamento para recuperação de nascentes, desassoreamento de represas, canalização de cursos d’água, apoio à regularização ambiental de propriedades rurais, educação ambiental e ampliação da arborização urbana.

De acordo com o superintendente do SAAEB, Nilson Andrade, “este esforço conjunto entre Estado, município e empresas executoras é fundamental para garantir a sustentabilidade hídrica e a qualidade de vida da população de Barretos, pois fortalece a segurança hídrica e a preservação ambiental do município”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.