Barretos firma protocolo para estudo do canabidiol no Transtorno do Espectro Autista

Assinatura ocorreu na terça-feira, 1° de abril, véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME), firmou um protocolo de intenções com a Carbon Farma Ltda para estudo observacional do suplemento canabidiol (CBD) como agente amenizador dos efeitos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em crianças e adolescentes até 18 anos de idade, objetivando, verificada a eficácia após o referendum do estudo, a introdução consensual do suplemento na Rede Municipal de Saúde.
A solenidade ocorreu na noite de terça-feira, 1° de abril, no Teatro Anna Hora Prata, na Faculdade de Ciências na Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb), e marcou o início das comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta, dia 2.
“Esse termo de fomento vai trazer uma segurança e um alívio tanto para o paciente, a criança autista, quanto para sua família. Vamos fazer o melhor pela saúde dos nossos assistidos”, disse o vice-prefeito, Mussa Calil Neto.
O vereador Sérgio Tobace, “Japonês das Caçambas”, destacou que ao assumir essa responsabilidade, o municipio de Barretos se posiciona como referência na saúde pública, demonstrando que é possível oferecer produtos inovadores à população, mas com todas as garantias de qualidade, eficácia e segurança. “No nosso entendimento, o uso de um produto inovador, que não faz parte das listas oficiais de medicamentos disponíveis no SUS, requer conhecimento sobre eficácia e segurança, e por isso estamos aqui hoje. Este é um passo muito importante que pode melhorar a qualidade de vida de muitos que aqui estão e inspirar outras cidades a seguirem o mesmo caminho de responsabilidade com a saúde da população”, comentou.
Além das novas possibilidades de tratamento para as crianças barretenses com TEA, o vereador Tiagão Alves também destacou o envio de projeto à Câmara solicitando a volta da equoterapia ao município. “É um sonho que nós estamos realizando juntos, através do apoio do Mussa e do nosso prefeito Odair. Estou muito feliz com o termo de fomento assinado hoje, trazendo novas possibilidades de tratamento às nossas crianças”, disse.
Para o diretor executivo da Carbon Farma, Valério Morelli, Barretos sai na frente de outros municípios com esta iniciativa. “A iniciativa do município deve ser enaltecida. Barretos hoje está se reunindo com parceiros para discutir primeiro a validação do uso, que é muito importante. Porque qualquer terapia promissora ou inovadora traz consigo um marco de esperança. Mas antes de qualquer prescrição, antes de qualquer resultado que possa ser propagado, a primeira coisa é a validação”, comentou.
Antes da assinatura do termo, os participantes assistiram a dois vídeos sobre o tema. No primeiro deles, Dr. Paulo Rosenbaum tratou da “Contribuição da medicina integrativa na melhoria da qualidade de vida do paciente com TEA”. Em seguida, Dr. Amílcar Tanuri falou da “importância dos testes clínicos para validação de novos fármacos e produtos no tratamento do TEA”.
Também participaram do evento os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico & Inovação, Thyago Abraão; de Finanças, Luiz Carlos Diniz Buch; de Obras e Serviços Urbanos, Thiago Vasconcelos; de Planejamento, André Ponciano; e de Indústria e Comércio, Gustavo Miziara; os vereadores Marcos Mariano, Jonathas Lazzarotto e Bodão; os médicos Dr. Murilo Issa, Dr. Flávio Shimomura e Dra. Sílvia Pontes; e a coordenadora pedagógica da Educação Inclusiva, Kelly Amorim.