Prefeito Odair Silva esclarece sobre situação da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos

Coletiva de imprensa foi convocada após manifestação de músicos durante concerto na sexta-feira, 28

O prefeito da Estância Turística de Barretos, Odair Silva, acompanhado dos secretários municipais de Administração e de Negócios Jurídicos, Natália Rick e Evaristo Anania de Paula, e da Procuradora-Geral do município, Cassiane de Melo Fernandes, concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 31 de março, para esclarecer sobre a situação da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos (OSMB). Na última sexta-feira, dia 28, durante o concerto de abertura da temporada 2025 da OSMB, músicos se manifestaram contra medidas da atual administração quanto à exigência do cumprimento presencial da carga horária de 20h, prevista em concurso público.
O chefe do executivo destacou a importância da sinfônica para a cidade, reforçou que entende as especificidades do trabalho dos músicos e afirmou estar trabalhando junto ao setor jurídico da prefeitura em uma alternativa legal para a resolução do impasse. Os profissionais são regidos pela Lei Complementar n° 68, de 3 de julho de 2006, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município de Barretos.
“A gente entende que para uma grande apresentação há necessidade de estudo, mas este estudo pode ser feito dentro dessas 20h aqui em Barretos, na Secretaria de Cultura, na presença do diretor da orquestra que estará vendo este estudo acontecer. Nossa gestão está a favor da orquestra, o que nós estamos buscando é uma alternativa legal para que estas pessoas, amanhã ou depois, não tenham que devolver dinheiro para o setor público. Nós queremos o cumprimento da lei”, disse.
Para a procuradora-geral, a OSMB cumpre papel fundamental na difusão da cultura no município, mas por muito tempo trabalhou baseada em um costume. “Aqui nessa administração temos um compromisso de trabalho sério e de respeito à legalidade. Esse é um tema muito sensível e por isso vem ocasionando todas essas conversas ao longo da semana. Por esse motivo, estamos aqui para esclarecer para todos os componentes da orquestra, para toda a população de Barretos, que a administração Odair Silva tem um compromisso com a cultura, mas também tem um compromisso em trabalhar sério, respeitando o erário público e principalmente a legalidade”, completou.
A coletiva contou com a presença do vice-prefeito Mussa Calil Neto, do vereador Bodão, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roselaine Silva, de secretários municipais, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barretos, Jailton Rodrigues, e do diretor da OSMB, Ricardo Patresi.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.