Mutirão de retificação de nome e gênero é realizado em Barretos nesta semana

 

Visibilidade Trans: A 1ª etapa, em que é feita a avaliação financeira, será nestas terça e quarta, dias 1º e 2

Em uma ação voltada para a Visibilidade Trans, Barretos terá um um mutirão de retificação de nome e gênero nesta semana. Na 1ª etapa será realizada a avaliação financeira, com atendimentos na manhã desta terça-feira, dia 1º, das 8 às 10h, e na tarde de quarta-feira, dia 2, das 13 às 15h. A ação é realizada em parceria entre a Comissão LGBTQIAPN+ de Barretos e a unidade de Barretos da Defensoria Pública do Estado. Os atendimentos serão na sede da Defensoria, localizada na Rua Vinte e Cinco de Agosto, n. 745, na Região dos Lagos.

Para atendimento na 1ª etapa, as pessoas interessadas devem levar documento pessoal, comprovante de endereço e comprovante de renda. Para comprovar a renda, pessoas que estejam sem emprego devem levar extrato bancário dos últimos três meses.

A 2ª etapa do mutirão será realizada no sábado, dia 5, a partir das 13h, no mesmo local, sendo necessário levar todos os documentos solicitados. Nessa etapa, será feito o protocolo com o pedido de retificação com isenção de custas, ou seja, sem que a pessoa tenha que pagar para fazer essa mudança.

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos apoia essa iniciativa por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. No dia 23 de fevereiro, uma ação foi realizada na Casa da Juventude “Carla Cristina do Carmo Souza” buscando contribuir para que as pessoas trans alcancem melhores possibilidades no mercado de trabalho. A secretária Juliana Ferreira Adão esteve presente na roda de conversa realizada no evento. “Naquela ocasião, tivemos a oportunidade de passar orientações e de escutarmos. Foi abordada a necessidade de mais ações serem realizadas, proporcionando visibilidade Trans. Este mutirão, realizado pela Defensoria e pela Comissão LGBTQIAPN+, já é mais um passo importante que se consolida em Barretos após demandas apresentadas naquela roda de conversa”, ressaltou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.