Câmara agenda Audiência Pública para discutir políticas públicas de cuidados com os animais

Tema foi proposto pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PP); Audiência Pública aberta à participação popular acontece dia 08 de abril, terça-feira, às 19h
A Câmara de Barretos realiza no dia 08 de abril (terça-feira), às 19h, a Audiência Pública (aberta à participação da comunidade) para discutir políticas públicas de cuidados com os animais.
O tema foi proposto pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PP), por meio do Requerimento nº 80/2025, aprovado por todos os vereadores.
No Requerimento, o vereador cita que Barretos enfrenta “muitos problemas de abandono de animais, maus-tratos, necessidade de castração, além de superlotação na única entidade filantrópica que recebe verba pública para acolher os animais”.
O vereador também relata que a cidade “carece de ampliação nos atendimentos aos animais de rua e aos animais de pessoas carentes, além de o Centro Veterinário Municipal não realizar atendimentos aos finais de semana”. Lembra ainda que “Barretos não possui um SAMU Veterinário ( para socorrer e transportar animais acidentados em vias públicas), mesmo o Município tendo recebido verba em 2022 para a implantação do serviço”.
Para debater o tema, serão convidados: o Prefeito, Odair de Moura e Silva; o Vice-prefeito, Mussa Calil Neto; o Secretário Municipal de Saúde; o Secretário Municipal de de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal; as voluntárias e ativistas da causa animal, Rosário Noris Herrera Tristan Sarti e Danila Batista da Silva; o Coordenador da Vigilância Sanitária de Barretos, Flávio Julio do Nascimento; os Médicos Veterinários: Stella Maria de Paula, Lúcio Mauro Orlandini, Giancarlo Martinenezzi e Edgar das Chagas Cataldo;
Também serão convidados representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e das Polícias Civil, Militar e Ambiental.
A Audiência Pública tem como finalidade dar publicidade e ampliar o debate sobre o tema, ouvindo a população e colhendo as opiniões e sugestões dos cidadãos, das entidades, das autoridades, dos líderes comunitários e das associações de interesse público.