Estudantes de Medicina levam projeto Previna Mais para Bebedouro

Os alunos da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata – FACISB estiveram no último sábado (22), em Bebedouro, onde desenvolveram atividades do Projeto Previna Mais. O trabalho é uma iniciativa voltada para a prevenção e rastreamento de diferentes tipos de câncer, tendo o apoio do Hospital de Amor, Secretaria Municipal de Saúde de Bebedouro e de diversos empresários da cidade.
O diretor do Departamento de Saúde de Bebedouro, Everton Henrique Zem, destacou a importância da nova parceria estabelecida entre a Secretaria de Saúde os alunos da FACISB. “É uma parceria muito linda, um projeto que envolve os alunos da faculdade, que direciona a população na realização dos exames preventivos”, afirmou Zem.
A estudante Maria Laura, do quinto período de medicina da FACISB, relatou sua experiência com o projeto. “Hoje estamos em Bebedouro para a realização do rastreio de câncer de pele, câncer de colo e reto, além da mamografia. Essa é uma atividade de extensão voltada para a população “, explicou.
A moradora de Bebedouro Cláudia Maria Robledo de Andrade enfatizou a relevância da iniciativa. “Estou participando do evento de prevenção de câncer, principalmente o de pele, que é um exame de difícil acesso. Muitas vezes, tanto pelo SUS quanto no particular, a demora para uma consulta é grande. Acho essa campanha muito importante, pois oferece essa oportunidade à população para realizar exames preventivos”, destacou.
O diretor-geral da FACISB, Sergio Serrano, ressaltou que o programa de extensão foi criado com foco no rastreamento e prevenção do câncer. “Percebemos que, tanto em Barretos como em Bebedouro, apenas 35% da população participa dos programas de prevenção do Hospital de Amor, mesmo sendo gratuitos. O ideal é alcançarmos 80%. A iniciativa do Projeto Previna Mais busca aumentar esses índices, além de oferecer uma experiência educativa para os estudantes de medicina”, afirmou.
Foto – Atendimento aconteceu no centro de Bebedouro
Foto – Divulgação