Defensor Público Fábio Esposto é recebido em visita à Ouvidoria Municipal

 

O ouvidor geral do município, Giuliano Capucho, apresentou como o setor tem buscado solução às demandas variadas da população e reforçou o telefone da Ouvidoria para contato. O prefeito também recebeu o defensor

O defensor público estadual Fábio Esposto realizou uma visita à Ouvidoria Geral do Município na tarde de quinta-feira, 20. Na ocasião, o ouvidor geral, Giuliano Capucho, apresentou de que maneira são organizadas e encaminhadas as demandas dirigidas pela população à Ouvidoria.

Fábio ressaltou o papel importante que a Ouvidoria exerce para que muitas queixas relacionadas a temas como limpeza de terrenos e de áreas em que há entulho, tapa-buraco, solicitação de consulta não precisem se estender até a Defensoria, tampouco ao Poder Judiciário.

O prefeito da Estância Turística de Barretos, Odair Silva, agradeceu ao defensor pela visita à Ouvidoria. “Estamos avançando bastante. Viemos para prestar serviço. O nível de resolução está alto e queremos melhorar”, afirmou.

“Consideramos esse trabalho muito valioso e viemos aqui conhecer o fluxo. Ver como se dá a entrada, o prazo de resposta, saber quando a solicitação é finalizada depois que a Ouvidoria encaminhou para as Secretarias. Constatamos também aqui que há um volume grande de reclamação o mau cheiro no bairro Vida Nova e bairros próximos. Algo em que a Defensoria pretende atuar, inclusive já atuou uma vez com o Ministério Público”, destacou o defensor.

Capucho avaliou como positiva a visita do defensor. “É importante especialmente por conta dessa sensibilidade que ele tem com as pessoas que procuram os atendimentos mais variados, principalmente aquelas mais simples. Acredito que aqui na nossa Ouvidoria também temos que ter essa sensibilidade de entender o problema, as dores das pessoas, tentar resolver sem precisar de ir, muitas vezes, para um embate judicial. Buscando aqui se antecipar e resolver, a fim de proporcionar para a população melhor qualidade de vida, seja na área da saúde, assistência social ou em qualquer outra área”, destacou.

Retirada de materiais sem serventia
A Ouvidoria já atendeu a cerca de 3 mil solicitações da população neste ano, informou Capucho. Ele lembrou que de segunda a sexta-feira a Ouvidoria está à disposição para atender a população pelo (17) 3612-2100 – telefone e WhatsApp, além de também estar disponível o atendimento presencial, das 8 às 14h, na Av. Almirante Gago Coutinho nº 500, Bairro Rios, no prédio da Prefeitura.

Capucho ressalta que, além das demandas diversas, as pessoas que não têm condições de levar até um Ecoponto materiais sem serventia que estejam descartando, como um sofá ou outro móvel velho, podem fazer contato por esse telefone e, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, é agendado um horário para serem recolhidos no imóvel. “Às vezes, a pessoa tem a intenção de fazer o descarte correto, mas não tem condição financeira para isso. Liga e fazemos isso”, ressalta. A medida, lançada pela Prefeitura neste ano, visa deixar a cidade mais limpa.

Restos de construção civil e de poda de árvores não são retirados desta maneira, devendo ser descartados em um dos seis Ecopontos espalhados pela cidade.

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